29
jun
08

Dicas para Bom relacionamento interpessoal e sucesso dos negócios

A importância de um bom relacionamento interpessoal para o sucesso dos negócios

Já foi comprovado por vários estudos e pesquisas que o trabalho em equipe é uma das principais características das atuais gestões, e para isso é preciso investir nas relações humanas.

A partir daí defendo a tese de que a valorização das pessoas que estão inseridas na organização dá-se quando sua administração consegue gerar e manter a motivação no ambiente de trabalho desenvolvendo a habilidade da comunicação e a auto estima, isto porque qualquer organização é composta de pessoas e ainda que pareça óbvio ou simplista o relacionamento interpessoal e social é permeado pela diversidade dos seres humanos com suas características individuais cada qual com com seus sentimentos, desejos e receios.

Esta valorização deve ser praticada pelos líderes, independente do seu cargo dentro da organização, pois líderes são aqueles que conseguem influenciar equipes através do seu estilo de atuação, obtendo não só um bom desempenho mas também o comprometimento.

A valorização em questão pode acontecer facilmente com a realização de reuniões, com a pratica do saber ouvir e compartilhar idéias, com a transparência no estabelecimento de metas e acompanhamento das mesmas.

Os principais conflitos surgem quando uma equipe é composta por pessoas que possuem estilos e necessidades diferentes, ai sim o líder tem que ter habilidade para conhecer individualmente quem faz parte deste grupo e proporcionar conversas e estímulos individuais, a fim de obter um bom resultado final.

Temos que levar em consideração também as variáveis da própria organização, em que estão inclusos o clima, a cultura e normas da empresa.

Mas sobretudo a solidariedade quando exercida pelo alto nível da Direção influenciará positivamente na produtividade dos grupos refletindo no bom relacionamento interpessoal.

Havendo dificuldade seja por parte do líder ou do liderado, nada como a observação atenta do convívio social e as experiências compartilhadas dentro da empresa para indicarem a necessidade de melhorar as relações internas da organização.

Seguem algumas dicas:

Saber ouvir, ou seja, receber a mensagem e interpretá-la adequadamente. E o mais importante: ouvir sem preconceito o outro e não ouvir apenas o que se quer ouvir.
Saber transmitir, falar, sinalizar a mensagem para que ela seja adequadamente. Interpretada por quem a receba.
Saber a hora certa de elogiar, dar um feed back construtivo e avaliar a performance individual e grupal.
Estar disponível para desenvolver pontos fracos e fortalecer os pontos fortes estimulando-a ao crescimento.

O trabalho do administrador-líder é, mais do que nunca, uma prática social, uma capacidade de viver juntos e em harmonia e cooperação com todos os atuantes da empresa.

TEXTO de Maria Paula Bartolozzi Astrauskas. Ela é psicóloga, pós-graduada em Administração e consultora de Recursos Humanos da empresa Siegen.
Site: www.siegen.com.br

FONTE: Clique →aqui

About these ads

9 Responses to “Dicas para Bom relacionamento interpessoal e sucesso dos negócios”


  1. 1 Elvis Bispo
    1 de fevereiro de 2013 às 10:44

    Muito proveitoso….

  2. 29 de julho de 2011 às 15:40

    A valorização de pessoas é um fator motivacional e estrutural para as empresas de qualquer porte. Os colaboradores buscam crescimento profissional e desenvolvimento pessoal, Investir em talentos dentro da empresa resulta em um alto desempenho pessoal, profissional e organizacional das pessoas.

    Parece um sonho distante?

    Se é , vamos torná-lo realidade?

    Andréa

  3. 3 SANDRA- Gi Silva
    17 de abril de 2011 às 13:09

    O segredo do sucesso principalmente está em nunca deixar que a soberba, o se sentir melhor que os outros suba a cabeça.Se manter sempre de pés no chão, literalmente falando. E jamais menosprezar ninguém, ou agir através de terceiros. Sempre em todos os setores da vida temos sempre que colocar a “cara a tapa”. É um dos pontos principais para o sucesso nos negócios.Quando nos mostramos de frente para os outros.Clientes e fornecedores percebem essas coisas, e está aí o sucesso nos negócios.

    SANDRA- GI SILVA- PROPRIETÁRIA JUSEM ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

  4. 15 de dezembro de 2010 às 11:04

    O livro negro do Empreendedor – subtítulo – Depois não diga que não foi avisado –
    Antes de montar qualquer negócio leia este e-book – o autor mostra em detalhes o porquê o empreendedor não atinge seus objetivos – LEMBRANDO QUE AS ESTATÍSTICAS SÃO DE QUE 95% DAS EMPRESAS FECHAM NOS PRIMEIROS ANOS – esse e-book é importantíssimo não subestime – na prática a realidade é bem diferente!!!
    segue o link para download em PDF http://www.4shared.com/document/rwWFw_jV/O_livro_negro_do_empreendedor_.htm

  5. 16 de novembro de 2010 às 17:14

    DESCULPE,,,O ERRO CORREGINDO,,,PRESSÃO. ABÇ

  6. 16 de novembro de 2010 às 17:05

    ola,sou palestrante, formador de equipe,.o que tenho a dizer é que pessoas como essa que vc, esta dizendo,são verdadeiras cartilhas de ensino.são através de pessoas asim que conceguimos descobrir o quanto somos capaz de resistir as preções da vida.se vc.saiu da empresa por esse motivo fica facil vc avaliar o limite de sua resistencia.com certeza vc ,ira encontrar outras pessoas iguais,e ira se dar muito bem quando conceguir transformar as coisas que te chateiam em uma piada. afinal naõ da para levar a vida tão a sério.

  7. 7 anonimo
    27 de janeiro de 2010 às 10:52

    Trabalhei numa empresa quase 10 anos e minha ultima gerente uma mulher negra que diz ter passado pela vida por várias humilhações, não aprendeu aquele velho ditado, (Não faças aos outros, aquilo que não queres que te façam.)
    Ela adora humilhar as pessoas que trabalham com ela, usa até nomes e frase que não se deve dizer a ninguém, veja uma delas:
    – Mas é uma anta mesmo!
    – Esta menina não é nada, ela e um nada são a mesma coisa.
    – Como é burro!
    – Que imbecil!

    Eu até que agüentei a convivência com este ser durante 3 anos e não conseguindo mais estas e outras “perolas das humilhações” que se for escrever acabaria fazendo um livro e ele se chamaria. “O que você não deve ser quando crescer.”
    E não são exageros não, todos que saíram da empresa, saem com muita magoa dela, pelas humilhações.
    As conseqüências deste jeito dela é que ela não consegui formar equipe. Mas como pode uma pessoa assim continuar a ter apoio da direção? Esta deve ser a sua pergunta.

    Ela trabalha direto, zera o banco de horas, faz acesso remoto em casa, à noite e aos finais de semana para conseguir dar conta da falta da equipe.
    E aos domingos vai à igreja “Congregação”, só não sei fazer o que? (Desculpe irmãos).

    Quero saber, como se comportar com uma pessoa desta espécie, que se Deus quiser e me proteger, não quero nunca mais ter convívio com uma pessoa assim, mas nunca se sabe se irei encontrar um chefe desta qualidade. Peço seus conselhos.

  8. 23 de outubro de 2009 às 21:18

    Olá, espero que estas dicas seja útil na sua vida.
    1. Aplique a politica da boa vizinhança
    2. Não deixe transparecer para os outros o seu ponto fraco
    3. Seja discreta, não misture a sua vida pessoal com a sua vida profissional
    4. Avalie o grau de importância que cada um de seus colegas de trabalho mais proximo tem e até que ponto eles influenciam positivamente ou negativamente.

  9. 9 anonimo
    16 de agosto de 2009 às 18:17

    como proceder, ou melhor, como dizer não, quando ha um esquema de corrupção instalado, e se vc não participar deste esquema as pessoas t e isolam e acabam por te defamando para outras pessoas, não bastandomais, agir ao contrario, pois a opinião de pessoas mais velhas são bastante consideradas emrelação aos novatos.
    Neste esquema esta envolvido todos inclusive o diretor e presidente, mas cmo sou religiosoo, não aceito roubar, nem furtar o que não é meu.

    Estou triste e sem sabner o que fazer


Deixe seu relatório investigativo, ou mande beijo; dê seu palpite, ou bronca. Mas fale sério comigo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Leitores do Blog:

  • 3,202,287 Visitantes

Visitantes Online

visitor stats

Seguir Fastlove:

Siga-me no Facebook

Dona do Blog:

Quem sou eu?
Aspiro com o dia em que não incomodarei as pessoas com minha sinceridade. No dia em que as pessoas não terão medo e nem vergonha de expor sua essência – dizer o que realmente pensam e querem. O fim da hipocrisia, do sujeito oblíquo. Com calma caminho em busca de um futuro melhor, e não espero por coisas fáceis. Sou chata, brega, amiga, leal, fiel, prestativa, distraída, esquecida, impulsiva, falante, extravagante, extrovertida, medrosa, extremamente ansiosa, normalmente curiosa e tolerante, as vezes envergonhada. Mensageira da esperança, da palavra amiga. Admiro quem anda sozinho, mas não consigo. Fico feliz quando vejo um sorriso, quando o sonho se torna realidade mesmo q não seja meu. Satisfeita ao ver um casal de velhinhos em um restaurante, de mãos dadas. Choro quando assisto TV, quando sofro decepção, quando decepciono alguém e por saber que o mal está solto. Mas tranquila e muito feliz por saber que acima de tudo Deus existe, que é Amor, Justo, Fiel, Onipotente e Onipresente. Não tenho a família de meus sonhos, porém tenho força de vontade para criar uma, todos os passos são cuidadosamente analizados e percebo hoje que estou em uma posição muito a frente dos meus sonhos mais simples. Com a Graça de Deus Celestial. E com a certeza que Deus nunca me abandonou! Com a benção Dele, sinto que realizarei e viverei mais que sonhos. Desejo ver meus filhos crescer e que sejam felizes, ter mais filhos e adotar quando possível. Quero uma família grande, unida e repleta de paz e amor. Desejo que as pessoas conheçam a Paz, o Amor e o Poder que somente nosso Deus tem e pode nos dar. Desejo uma casa, no quintal: animais e um pé de jambo. Bem longe do Rio de Janeiro. Mas Deus sabe o que é melhor para mim. Afinal, sou mais que uma vencedora! Fui escolhida em uma corrida de milhões, fui vitoriosa e gerada. Gerei filhos saudáveis e lindos, perfeitos aos olhos de Deus, aos meus olhos... e verdadeiros Presentes Divinos em minha vida.

Calendário do Blog

junho 2008
D S T Q Q S S
« mai   jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Buscar Arquivos do Blog

Casos Arquivados

Categorias do blog

Member of The Internet Defense League

RSS Frases Pensador


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 157 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: