25
jul
08

Trás ou Traz?? CONFIRA: Trás, Traz, Atrás, Detrás e De trás

Aprenda a lição: Não misture traz ou trás

NÃO CONFUNDA TRÁS COM TRAZ

Vamos para “traz”? Jamais!

TRÁS: preposição e advérbio (atrás, detrás; em seguida, após)

Advérbio de lugar. Há sempre uma preposição antes dele.

A preposição trás não é mais empregada isoladamente na língua portuguesa falada e escrita no Brasil hoje. Aparece quase sempre junto com outras palavras, formando a locução por trás de.

Exemplo: Pressenti alguma intenção oculta por trás de suas palavras.

A palavra trás é bastante empregada como advérbio de lugar.

Exemplo: Estamos andando para trás.

Quer mais? Veja mais exemplos:

Não deixe nada para trás.
Ela chegou por trás da casa.
Passe por trás da árvore.

TRAZ: verbo (trazer) – conduzir ou transportar para cá; causar, ocasionar; oferecer, atrair.

Conjugação do verbo trazer (que também é escrito com zê)
no presente para a terceira pessoa do singular.

Exemplo: Oh! que saudades que tenho das coisas que o tempo não traz mais!

Mais exemplos:

Ele traz as crianças todos os dias a esse parque.
Ela traz o carro para você.
Com a chuva, a enchente traz doenças para a população.

ATRÁS: Advérbio de lugar – Não há preposição antes, pois esse advérbio já a tem.

Exemplos: Não fique atrás de mim.
Deixe tudo atrás da porta.
Ele estacionou atrás do seu carro.

DETRÁS: Advérbio – significa na parte posterior ou oposta à principal; por
detrás; por trás (em oposição a “pela frente”).

DETRÁS: Adjetivo – significa traseiro, posterior, que fica na parte posterior ou oposto à principal.

Exemplos: Detrás daquela casa há um maravilhoso riacho.
“Detrás daquele morro passa boi, passa boiada”.

+ Exemplos: (Detrás-Adjetivo): sentar-se no banco detrás, vir no carro detrás, bateu na parte detrás do carro.

O advérbio detrás também expressa “lugar onde”; é sinônimo de atrás. A expressão de trás expressa “lugar de onde”; essa preposição “DE” é exigida por um grupo expressivo de verbos de movimento.

• Veja nos exemplos:

Ele se escondeu detrás da pedra. (onde)
Ele veio de trás da pedra. (de onde)
Tirou o violão de trás do armário. (de onde)

• Ainda da há as expressões:

De detrás: Ele saiu de detrás da fila.
Detrás de: Ficar detrás de alguém.
Dizer mal de alguém por detrás.
Por detrás: Vá por aí, que eu vou por detrás.
Por detrás de: Vá por aí, que eu vou por detrás da casa. Ele chegou por detrás de mim. Via-se muita gente por detrás de meu amigo.

DE TRÁS: Locução adverbial e equivalente a “de longe”.

Exemplo: Essa rixa não é nova, já vem de trás.

DE TRÁS: Expressão preposicionada que completa um nome ou um verbo.

Exemplos: Ele veio de trás.
Sua vinda de trás.

GRAMÁTICA BÍBLICA

A gramática aplicada na bíblia

Trás (com s)

É sinônimo de atrás, detrás, após.

Exemplo: Sem que ninguém percebesse, ele saiu por trás.

Exemplos bíblicos: “E a mulher de Ló olhou para trás” (Gn. 19:26a).

“Parai, parai, clamar-se-á; mas ninguém olhará para trás” (Na. 2:8b).

Traz (com z)

É forma do verbo trazer.

Exemplo: Todo dia ele traz para mim um buquê de rosas.


CONFIRA DIZ ELA MODA FEMININA → CLIQUE NA IMAGEMDIZ ELA

Exemplos bíblicos: “Eis sobre os montes os pés do que traz boas novas, do que anuncia a paz!” (Na. 1:15).

“E a esperança não traz confusão” (Rm. 5:5a).

Veja também: Se não ou senão
De repente ou derrepente


42 Responses to “Trás ou Traz?? CONFIRA: Trás, Traz, Atrás, Detrás e De trás”


  1. 10 de setembro de 2014 às 15:55

    estava um pouco de duvidas ,por causa que meu filho , que chegou da escola com esse assunto trás, tráz e atrás. Foi de grande ajuda .Obrigada.

  2. 2 Ely
    6 de agosto de 2014 às 10:52

    muito boa a explicação, obrigada.

  3. 3 daniela
    24 de fevereiro de 2014 às 11:04

    adorei me ajudou muitoo!!!

  4. 4 rosinete
    4 de novembro de 2013 às 10:23

    eu ardorei essa pesquisa

  5. 5 Paulo Carmona
    16 de junho de 2013 às 14:04

    Lendo sua coluna “quem sou eu”, fiquei bastante impressionado e não pude parar de ler até chegar ao final, pois tirando a parte de morar no Rio de Janeiro, pois moro no Paraná, tudo parecia ter sido escrito sobre mim, só que no feminino, estou impressionado com as semelhanças de situações vividas e de pensamentos sobre Deus e sobre o futuro. Paz em teu coração, fé em nosso Deus, e um grande e fraterno abraço.

    Paulo Carmona.

  6. 7 Maria da Penha
    20 de março de 2013 às 09:25

    Super esclarecido! Adorei aprender com vocês, espero TRAZER mais dúvidas para outros
    aprendizados!
    Um super parabéns
    Maria da Penha

  7. 8 Sandra FAVOR CONSIDERAR ESTE COMENTARIO,
    3 de dezembro de 2012 às 15:54

    Oi,
    Conheci seu Blog hoje e achei-o muito bom, EXCELENTE para ser honesta.
    Contudo tem uma coisinha que nao me permitiu permanecer aqui lendo por muito tempo.
    Esses flocos de neve que caem o tempo todo, misturado com extensas frases com letras grandes, seguidas de pequenas, me deixou um pouco nauseada, confusa.

    Entenda por favor nao estou sendo rude, estou apenas compartilhando o que aconteceu comigo, sofro de labirintite e zumbido estremamente forte nos dois ouvidos, isso mexe um pouco com o equilibrio do corpo inteiro inclusive a visao. Talvez outras pessoas que sofrem da mesma doenca sintam a mesma dificuldade que eu.
    Parabens pelo seu Blog

  8. 10 Sandra
    3 de dezembro de 2012 às 15:48

    Oi,
    Coneheci seu Blog hoje e achei-o muito bom, excelente para ser honesta.
    Contudo tem uma coisinha que nao me permitiu permanecer aqui lendo por muito tempo.
    Esses flocos de neve que caem o tempo todo, misturado com extensas frases com letras, seguidas de pequenas, me deixou um pouco nauseada, confusa. Entenda por favor nao estou sendo rude, estou apenas compartilhando o que aconteceu comigo, sofro de labirintite e zumbido estremamente forte nos dois ouvidos, isso mexe um pouco com o equilibrio do corpo inteiro incluindo a visao. Talvez outras pessoas que sofrem da mesma doenca sintam a mesma dificuldade que eu.
    Parabens pelo seu Blog.

  9. 11 Deborah
    13 de novembro de 2012 às 17:08

    Me ajudou bastante… Eu era pessima em portugues na escola! kkkk’

  10. 5 de novembro de 2012 às 20:36

    eu entendo que traz com z e verbo.

  11. 13 Bárbara
    23 de setembro de 2012 às 23:17

    Mas eu não entendi se trás quer dizer a mesma coisa que atrás.

  12. 14 Lia matias
    22 de setembro de 2012 às 10:29

    Amei, pois tirei todas as minhas dúvidas, obrigada.

  13. 15 saradejesus
    9 de julho de 2012 às 14:13

    Obrigada pela a explicação.Agora,a nossa língua é complicada!

  14. 16 João
    23 de abril de 2012 às 11:45

    Brigaduuu… bonita e inteligente… tudo que eu quero!!!

  15. 5 de abril de 2012 às 18:47

    gostei muito li e passei nas prova

  16. 18 layane
    23 de fevereiro de 2012 às 17:22

    noss.. me ajudou mto.. obg..

  17. 3 de fevereiro de 2012 às 21:08

    bacana eu estava em dúvida obrigadoooooo.

  18. 20 gilvan flores da silva
    1 de janeiro de 2012 às 08:11

    gostei muito!!!

  19. 21 Daniela Bittencourt
    12 de dezembro de 2011 às 21:09

    Muito bom mesmo! Explicado claramente!

  20. 22 Celha Trippo
    18 de novembro de 2011 às 06:34

    Celha
    Amei! O texto está muito bem explicado!!!

  21. 23 Cláudio
    16 de outubro de 2011 às 08:21

    Muito bem, Ajudou muito!

  22. 24 Cláudio
    16 de outubro de 2011 às 08:20

    Muito bom!!! Ajudou muito!!

  23. 25 de agosto de 2011 às 16:10

    este texto explica muito bem!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  24. 28 jonas leite
    11 de junho de 2011 às 20:31

    esse é um bom texto para explicar melhor os significados da língua portuguesa!continuem assim!

  25. 29 Nyan
    2 de junho de 2011 às 19:36

    muito obrigada, ajudou mesmo! ótimo texto ^^

  26. 30 sulamita araujo
    19 de maio de 2011 às 21:06

    vç acredita que deu tudo errado me deu uma raiva quase quebrei o computador no chao!?!?

  27. 31 Gilson
    21 de abril de 2011 às 12:14

    Parabens!Me ajudou muito,o texto é muito bem elaborado.Obrigado!

  28. 32 Robson Magri
    12 de abril de 2011 às 09:24

    Muito boa a explicação,obrigado.

  29. 33 Cristiane
    27 de setembro de 2010 às 09:23

    Gostei muito do texto, pois contribuiu de forma significativa para o meu conhecimento.

  30. 34 Gal
    10 de setembro de 2010 às 11:00

    legal, Muito agradecido!..

  31. 29 de agosto de 2010 às 17:31

    gggggeeeeeoooovvvvvvvvvvaaaaaaaaannnnnnnnnnnnnneeeeeee eéeeeeeeeeeeeeee bonito

  32. 36 Cindy
    15 de junho de 2010 às 22:57

    nossa…
    eu taava no colegio , a professora faloou , eu não entendi nadaa!!
    li isto e fiquei surpresa!!
    como e facil…
    obrigado, muito obrigado mesmo gente!!

  33. 13 de abril de 2010 às 19:58

    Nossa vlw amore vlw muito a pena tudoo issO esperoo que continue nus ajudandooo

    Beijokass

  34. 9 de abril de 2010 às 14:34

    muito bom, bem explicado.

  35. 39 HUHUYH
    8 de abril de 2010 às 20:59

    Nossa, muito bom.. esse cara acho que tem bom emprego

  36. 40 Miguel
    3 de agosto de 2009 às 19:02

    Valeu gente!!! Foi muito útil. Um abraço desde Argentina. Miguel

  37. 41 sueli paulo
    14 de junho de 2009 às 18:35

    Parabéns! achei muito legal o texto acima, Obrigada pela contribuição…

  38. 42 antonio m souza
    8 de agosto de 2008 às 15:20

    Muito bem explicado. Duvida sanada.Prestou-me um serviço. Merece as devidas considerações.


Deixe seu relatório investigativo, ou mande beijo; dê seu palpite, ou bronca. Mas fale sério comigo!

Leitores do Blog:

  • 3,240,954 Visitantes

Visitantes Online

visitor stats

Seguir Fastlove:

Siga-me no Facebook

Dona do Blog:

Quem sou eu?
Aspiro com o dia em que não incomodarei as pessoas com minha sinceridade. No dia em que as pessoas não terão medo e nem vergonha de expor sua essência – dizer o que realmente pensam e querem. O fim da hipocrisia, do sujeito oblíquo. Com calma caminho em busca de um futuro melhor, e não espero por coisas fáceis. Sou chata, brega, amiga, leal, fiel, prestativa, distraída, esquecida, impulsiva, falante, extravagante, extrovertida, medrosa, extremamente ansiosa, normalmente curiosa e tolerante, as vezes envergonhada. Mensageira da esperança, da palavra amiga. Admiro quem anda sozinho, mas não consigo. Fico feliz quando vejo um sorriso, quando o sonho se torna realidade mesmo q não seja meu. Satisfeita ao ver um casal de velhinhos em um restaurante, de mãos dadas. Choro quando assisto TV, quando sofro decepção, quando decepciono alguém e por saber que o mal está solto. Mas tranquila e muito feliz por saber que acima de tudo Deus existe, que é Amor, Justo, Fiel, Onipotente e Onipresente. Não tenho a família de meus sonhos, porém tenho força de vontade para criar uma, todos os passos são cuidadosamente analizados e percebo hoje que estou em uma posição muito a frente dos meus sonhos mais simples. Com a Graça de Deus Celestial. E com a certeza que Deus nunca me abandonou! Com a benção Dele, sinto que realizarei e viverei mais que sonhos. Desejo ver meus filhos crescer e que sejam felizes, ter mais filhos e adotar quando possível. Quero uma família grande, unida e repleta de paz e amor. Desejo que as pessoas conheçam a Paz, o Amor e o Poder que somente nosso Deus tem e pode nos dar. Desejo uma casa, no quintal: animais e um pé de jambo. Bem longe do Rio de Janeiro. Mas Deus sabe o que é melhor para mim. Afinal, sou mais que uma vencedora! Fui escolhida em uma corrida de milhões, fui vitoriosa e gerada. Gerei filhos saudáveis e lindos, perfeitos aos olhos de Deus, aos meus olhos... e verdadeiros Presentes Divinos em minha vida.

Twitter

Calendário do Blog

julho 2008
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Buscar Arquivos do Blog

Casos Arquivados

Categorias do blog

Member of The Internet Defense League

RSS Frases Pensador


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 158 outros seguidores

