03
set
08

RECEITA DE SAÚDE: Tudo sobre congestão, indigestão, sintomas e mitos.

Congestão

Existem pessoas que só de pensar em tomar banho depois de comer, já passam mal. Outras acham que essa história de congestão é bobagem e após comer uma feijoada, jogam até uma partida de futebol. Nesses casos dá para perceber que quando se trata de congestão, ninguém tem certeza de nada. Quem esclarece as nossas dúvidas é a doutora Dalva Maria Alves Alcântara, que é gastroenterologista e que trabalha em Joinville.

• O que é realmente a congestão?

→ Dra. DALVA: A congestão é, na realidade, uma alteração aguda da digestão, ou seja, uma interrupção da digestão. Essa alteração pode acontecer em qualquer nível, mas na grande maioria das vezes, acontece quando o alimento ainda se encontra dentro do estômago. Geralmente na fase inicial da digestão alguma interferência faz com que essa digestão se interrompa ou se faça de uma forma inadequada. Congestão é um termo popular, pois em termos médicos se falaria que essa pessoa teve uma indigestão ou uma dispepsia aguda.

• O que pode provocar uma indigestão?

→ Dra. DALVA: Na realidade não existe uma causa única. Pode ser causada desde um abuso alimentar, assim como alguns hábitos que não devem ser praticados ou realizados após uma refeição. Mas na maioria das vezes ocorre por um excesso ou exagero na alimentação.

• Quais são os sintomas da congestão?

→ Dra. DALVA: Inicialmente, o paciente que estiver com a congestão vai ter os sintomas que se referem ao estômago. Então ele vai começar a se sentir mal com uma sensação de peso e de que não está fazendo a digestão, associada a uma distensão (estufamento) do abdômen, sintomas de enjôo e náuseas, isso numa fase mais inicial. Dependendo da progressão e da intensidade isso também pode acompanhar de sintomas gerais, como um mal estar, sensação de desmaio, suor, extremidades frias e palidez da pele são alguns dos sintomas ao nível do aparelho digestivo, acompanhados ou não, de sintomas gerais.

• Por exemplo, a leitura depois do almoço pode causar uma congestão?

→ Dra. DALVA: Geralmente não. O esforço que você faz ao ler é um esforço pequeno e isso não é uma causa de congestão.

• E tomar banho após a refeição, dá congestão?

→ Dra. DALVA: Também não. Isso é um mito, mas realmente não é verdade.

• Como nós podemos perceber que uma pessoa está tendo uma congestão?

→ Dra. DALVA: Pelos sintomas que eu já citei anteriormente, o paciente após ingerir alimentos, na maioria das vezes, em excesso, começa a se sentir mal. Então ele começa a referir desconforto na região do estômago, distensão, estufamento, sensação de vômito, náuseas e progredindo até mesmo para uma sensação de que vai desmaiar ou cair, que a pressão está se alterando, está pálido e com suor. Esses sintomas numa pessoa que acabou de comer ou após uma refeição recente, você deve pensar que realmente ele está se sentindo mal em decorrência daquela refeição que ele acabou de fazer.

• O que pode ser feito para ajudar uma pessoa quando ela está sofrendo de congestão?

→ Dra. DALVA: A primeira coisa é ficar tranqüilo e tentar tranqüilizar essa pessoa. Ambientes bem ventilados, se ela está com uma roupa bem apertada, afrouxar as roupas, deitar essa pessoa se ela estiver com uma sensação de desmaio, evitar dar medicação porque, na grande maioria das vezes, isso vai acabar passando ou se resolvendo espontaneamente.

• Quando a pessoa passa mal e se automedica, por exemplo, com efervescentes. Isso é correto?

→ Dra. DALVA: Uma pessoa que está tendo uma congestão, além das medidas gerais de tranquilização, o uso de alguns medicamentos geralmente receitados por leigos, na fase aguda, esse medicamento vai dar um certo alívio porque ele vai auxiliar o estômago a fazer a digestão. São os efervescentes, os antiácidos e pode-se também associar medicamentos que evitem a náusea e o vômito. Mas a gente prefere que não se use nada porque a congestão é realmente um fato bem agudo e que, na maioria das vezes, vai passar dentro de algumas horas, por isso, deve-se evitar a medicação. Ela pode ser usada, mas deve ser evitada. Usada só em último recurso e se houver necessidade, encaminhar essa pessoa a um serviço médico de urgência.

• É possível morrer de congestão?

→ Dra. DALVA: Não. A congestão em si, ou a indigestão dificilmente leva uma pessoa ao óbito. O que pode acontecer é que se essa pessoa tem outras doenças, ela pode, de repente, desencadear uma crise de hipertensão ou outras coisas, mas isso é muito raro e só da congestão a pessoa não vai morrer.

• Quais os alimentos que podem causar congestão?

→ Dra. DALVA: Qualquer tipo de alimento pode causar uma congestão ou uma indigestão. Na realidade o que vai depender é a quantidade que essa pessoa comeu, a forma com que ela comeu, o horário que ela comeu ou o que ela fez após ter se alimentado. Principalmente o que causa a congestão é o excesso, na grande maioria das vezes.

• Após as refeições é necessário esperar para praticar atividades físicas, como, por exemplo, mergulhar?

→ Dra. DALVA: Na realidade, após uma refeição nós devemos aguardar um certo tempo para fazer alguma atividade física maior, porque nesse momento pós-refeição, o nosso sangue está direcionado para o aparelho digestivo, para melhorar a absorção e a digestão. Então se você vai praticar uma atividade física muito pesada, esse sangue que está indo para o aparelho digestivo vai ser direcionado para os músculos e isso pode causar uma interrupção dessa digestão que estava ocorrendo. O ideal e recomendado, é que após uma refeição não se pratique atividades físicas pesadas.

• Existe diferença no tempo de digestão de um alimento para o outro?

→ Dra. DALVA: Com certeza. Sabemos que os líquidos geralmente saem rapidinho do estômago, pois você os ingere e em pouco tempo, ele já passou do estômago e está ao nível do intestino. Já os alimentos, quanto mais gordurosos, mais tempo eles vão demorar em serem digeridos. Os carboidratos (massas e açúcares) já têm uma digestão muito mais rápida e as proteínas (carne, leite) têm um tempo de digestão intermediária, ou seja, não tão rápido quanto às massas e nem tão demorado quanto à gordura. Então o tipo de refeição que você faz vai interferir no tempo que o seu estômago vai gastar para digerir e isso também implica em quanto tempo você deve esperar para fazer uma atividade física depois.

• É bom repousar depois das refeições?

→ Dra. DALVA: Após uma refeição, o sangue é direcionado num fluxo maior para o aparelho digestivo, por isso, você deve evitar atividades físicas vigorosas, não necessariamente você tenha que deitar após uma refeição. Inclusive, em algumas doenças do estômago, a gente pede para que o paciente não deite após as refeições. O que deve ser evitado é fazer uma atividade física grande e vigorosa.

• Gostaria de terminar a entrevista deixando dicas às pessoas de como evitar uma possível congestão?

→ Dra. DALVA: Eu gostaria de reforçar que realmente a congestão ou a indigestão ocorre, na grande maioria das vezes, por um excesso ou um exagero alimentar ou por a pessoa realmente começar a praticar uma atividade física muito rigorosa, após um período que ela comeu, o que não é correto. Mas em algumas situações, se isso começar a ocorrer, por exemplo, você está tendo congestão ou indigestão com uma certa freqüência, e você não exagerou em nada ou não fez nenhuma atividade física vigorosa, você têm que procurar um médico, um gastroenterologista, porque nesse caso, o médico precisa avaliar se esse aparelho digestivo não tem alguma alteração que está facilitando o aparecimento da congestão. Nesse caso, pode ter uma doença do estômago, por exemplo, que está levando a pessoa a passar mal, não porque ela exagerou ou fez alguma coisa errada. Então procure um médico, evite se automedicar porque isso é muito importante.

FONTE: Drogaria Catarinense; RECEITA DE SAÚDE é um programa de Rádio.

About these ads

79 Responses to “RECEITA DE SAÚDE: Tudo sobre congestão, indigestão, sintomas e mitos.”


  1. 1 tatiana
    11 de outubro de 2014 às 01:12

    MEDICA ANDEI PESQUISANDO SOBRE ESTE ASSUNTO E VIR O CONCEITO DIZ RESPEITO SOBRE ACUMULO ANORMAL OU EXCESSIVO DE SANGUE EM UMA PARTE DO ORGANISMO. A SENHORA PODERIA ME EXPLICAR.

  2. 3 James
    3 de agosto de 2014 às 11:14

    Achei a médica meio fraquinha,ela diz na resposta que “não”,e logo depois que pode acontecer raramente,se pode acontecer então ela não pode dizer não hehehe

  3. 4 pedro ferreira de resende
    24 de junho de 2014 às 10:11

    UM SABIO DISSE: Ninguém se arrependeu de ter comido menos.

  4. 5 Madalena
    26 de março de 2014 às 19:51

    Eu sempre que como e vou para o banho/ água fico muito com vontade de vomitar, náuseas… O que é isso?

    • 10 de abril de 2014 às 17:39

      ” eu tenho direto esses sintomas suor, taqui cardiaco,quas tudo que como faz mal,anos anos, aparece morte na hora pego o pulso, inchaço na barriga ,cresce,ja corri pedi socorro,treme, por isso fui em pisiquiarta, tomo ansiolitico,ante depresivo,gaz presso,é invalida mesmo, tem dia melhor ,outro não.por isso que estou pedindo ajuda ,tomo para estomago omeprazol direto,nada dá alivio verdadeiro,tomo chás , será que foi uma congestão ,e dura ate hoje???.só comer estraga a vida.fiz 2 indoscopia deu gastrite nevosa, e um verme tratei, mas é igual os sintomas ainda, pode ser mesmo ansiedade depressão. queria tanto ajuda tenho 59anos, moro eu e Deus, ai piora o desespero porque treme parece que vai cair é horrível,desesperador, me ajuda por favorrrrrrrrrrr, obrigada…

  5. 7 Tiago
    27 de fevereiro de 2014 às 13:18

    A doutora disse que não faz mal tomar banho depois das refeições e é verdade, mas deixo a nota que apenas no caso da água estar à temperatura corporal, caso esteja muito fria, parte do sangue que estava a ajudar na digestão vai ter de percorrer o corpo para o aquecer e nestes casos pode haver congestão, o mesmo acontece com o exercício físico, mas o bombeamento acontece pelo facto de uma maior suficiência de nutrientes.

    Com os melhores cumprimentos
    Tiago Vieira

  6. 8 Ana Marcia Testaguzza
    23 de fevereiro de 2014 às 16:30

    Muito esclarecedora a matéria. Sou educadora física e trabalho como professora de natação e hidroginástica, a uns anos venho reparando que meus alunos não se preocupam em se alimentar pelo menos 40 minutos antes da aula, acho ótimo quebrar mitos como fazer a refeição e tomar banho, mas o fato é que a congestão não mata mesmo apenas se o indivíduo estiver em um local seguro. É preciso ter conhecimento que a congestão em uma atividade como a natação pode resultar em um afogamento denominado como afogamento secundário. Ou seja a congestão não matou mas causou o afogamento! É um fato perdi meu tio dessa forma!

  7. 24 de janeiro de 2014 às 14:00

    Passo mal quando ainda estu comendo,parece que a pressao cai,fico mole,mole.Muito ruim.

  8. 10 sidney
    13 de outubro de 2013 às 22:35

    Dr a minha mãe acordou por volta das uma e meia e quando eram 18h30
    comeu quase a metade de um bolo e acordou com muita dor de barriga, calor e vómitos sera q é principio de uma indigestão(cogestão) o q fazer?

  9. 11 Pâmela Cristina
    10 de julho de 2013 às 10:45

    Dra. Bom dia gostaria de saber uma pessoa que estiver tendo congestão tem um aumento no ritimo cardiaco vindo junto com esses sintomas acima?

  10. 12 Sandra Bastos
    28 de maio de 2013 às 08:58

    Sábado dia 25 comi uma lazanha era mais ou menos 22 h ai fui dormir acordei um pouco depois com calafrios e fortes dores de cabeça no outro dia estava provocando e diarreia e até hj ainda estou mal fortes dores de estomagos por favor me ajudem é urgente não aguento mais.

  11. 13 ana
    29 de abril de 2013 às 13:45

    Este artigo acaba por ser um perigo dado que dá a sensação de que uma congestão é apenas uma sensação de enfartamento que causa mau-estar e que passa sozinha.
    Quando tinha seis anos depois de almoçar comi um gelado e posso dizer que ia morrendo.
    Fui dormir a sesta e quando acordei tinha vomitado o almoço e transpirava bastante e estava com muito sono (estava prestes a desmaiar mas a minha mãe nao deixou abanava-me para me acordar)…tudo que me davam eu vomitava…fui de urgência para o hospital! nao é brincadeira nenhuma….é um perigo e eu só comi um gelado !

  12. 14 liliane ieda de lacerda
    28 de janeiro de 2013 às 08:14

    Minha filha passou mal pós comer uma espiga de milho e ir para a água levei a o posto de saúde porque estava desmaiando e falando pausada e com a boca torta o médico disse que era uma congestão procurei em vários sites nenhum fala como sintomas paralisia facial momentância e fala pausada.

  13. 15 Henrique
    2 de janeiro de 2013 às 19:08

    Muito interessante, já desmaiei umas quatro vezes por conta dessa congestão, a sorte que nas três vezes que desmaiei estava sentado no vaso sanitário só que na ultima agora recente no dia 01/01/13 eu comi bastante na ceia por volta das 23:00 , fui dormir as 01:25 e quando foi as 04 da manhã acordei ruim e quando fui ao banheiro desmaiei batendo a cabeça no lavatório, quando voltei estava deitado com sangue escorrendo pelo rosto, graças a Deus não quebrei o nariz mas fiquei com a testa acima do olho esquerdo basntante inchado e um corte no nariz, fiquei muito assustado mas estou bem. tenho duas pedras na vísicula de 2.5cm mais ou menos, isso pode estar causando essa congestão ? Procuro sempre me alimentar de maneira adequada devido praticar corridas de rua, Todas as vezes que tive congestão foi a noite e sempre por ter comido além da conta.

    atc.

  14. 16 Ani
    21 de dezembro de 2012 às 23:07

    Tirei a vesicula e ha 3 dias que como grelhados e frutas e com muito apetite. Hoje 4 dia estou muito enjoado e tenho no estomago 1 banana, 1 sumo de fruta, 2 torradas e 1 cha e passou o dia e continuo com muito enjoo, posso tomar algo para o enjoo mesmo ter sido agora operado? pelo menos para tirar este enjoo

  15. 17 Karina
    21 de novembro de 2012 às 18:11

    Como melancia e me sinto pesada com dor de cabeca isso pode der uma congestao?

  16. 18 cristina
    23 de outubro de 2012 às 14:14

    Eu vivo na Italia e aqui passei por um problema de indijestao/congestao! Eu sou segura em falar que isso pode levar a morte sim! Eh horrivel, eu fui para o ponto socorro e tive que tomar 8 tipo de remedios diferente… Porque a congestao fez blocar todo o meu orgamismo… E so posso diser que foi DEUS em minha vida, e os medicos italianos, sempre tao esclarecidos!!! Ou… Fica aqui, nao a minha opiniao, mais sim a minha experiencia!!! Abraços Doutora.

  17. 19 Andreza
    4 de outubro de 2012 às 14:07

    Olá !!!primeiramente quero dizer que me identifiquei muito com seu jeito de olhar a vida ,parecia eu mesma escrevendo ,no mais quero parabenizá la pelo blog e pelas explicações claras que consegue passar …tudo bom abraços!!!

  18. 20 deolinda picanco
    22 de setembro de 2012 às 19:28

    tenho problemas de estomago desde a muitos anos.tais comodeficuldade em dejerir a comida mesmo que coma pouco e quando chego a cama vem as dores de estomago que atacam as costas e peito ja fiz 2 endescopias nao tinha nada diz o medico que refluxo no esrtomago pode cauzar isso mas estou preocupada sera que e do pancrias.

  19. 21 Gislaine
    11 de junho de 2012 às 16:53

    Ola
    Neste fds meu pai teve uma indigestão apos mergulhar numa piscina. Ele comeu pouco e uma banana. Foi parar no hospital pq ficou palido e nao parava de vomitar. Ja é a segunda vez que acontece isso. Isso pode ser pq ele não tem vesicula tb?

  20. 22 DAVID
    10 de abril de 2012 às 18:23

    Muitos desses sintomas pós refeição podem ser derivados de ansieadade ou outro qualquer problema psicologico a que chamaria ligeiro á uns 7 anos atras tambem quase não conseguia comer por sentir mau estar apos a refeição recorrendo a exames endoescopicos que davam resultados normais a partir dai comecei a tomar uns ansioliticos e tudo se resolveu apesar de as vezes ainda ter má disposição. Acho que a hipocondria é um factor propicio a uma má digestão

  21. 23 marco
    3 de abril de 2012 às 12:00

    Eu tenho 12 anos e vou hoje para a minha primeira aula de natação.A natação é ás 19 horas e eu tou preocupado a que horas deva lanchar.Eu vou comer duas tostas com chourição de pimenta.Acha que deva comer ás 16:30h?

    Tenho medo de ter uma congestão

  22. 24 alexandre
    26 de março de 2012 às 15:06

    gostava de uma informaçao , eu a 1 ano e tal que nao faço bem a digestao , dantes fazia bem , fui ao medico e me receitou uns comprimidos para fazer a digestao mas umas vez vejo melhoras , outras nao , ja fiz dois exames ao estomago e esta tb bem , o que se deve passar , é pk como mas os alimentos custam a gerir , sera que tenho algum problema gravde ???

  23. 25 Graça
    3 de março de 2012 às 18:49

    Quando como alimentos a tarde de madrugada sinto o gosto dele na lingua como se acabace de comer , é normal sintir o gosto do alimento na lingua de madrugada?

  24. 26 Karin
    17 de janeiro de 2012 às 00:02

    Olá Doutora!

    Primeiramente quero parabenisa-la pela belissima explicação… e em seguinte gostaria de fazer uma pergunta:

    A minha mãe se sentiu mal agora pouco uma dor muito forte no estômago, não teve enjouo e nem vomitosa, não praticou exercicios físicos, não exagerou na janta…. mas logo após a refeição ela se deitou

    A Srs. acha que poderia ser digestão?????

    Se possível me responder com urgência agradeço!

    Atenciosamente

    Karin…

  25. 28 Pâmela
    13 de janeiro de 2012 às 11:58

    Boa Trde, eu gostaria de tirar uma duvida uma vez comi uma lazanha com molho branco e arroz e passou alguns minutos comecei a passar muito mal, tive calafrios tremores e sensação de desmaio fiquei gelada meu coração disparou tambm isso que senti depois da comida seria uma congestão?

    grata

  26. 29 Alejandro
    12 de janeiro de 2012 às 21:15

    muito mals explicado fisiologicamente, :/

  27. 30 vitor
    8 de janeiro de 2012 às 06:13

    Ola, eu tenho tido um problema quando como fico mal disposto, enjoado… nao fico normal! Ja fiz exames ao estomago e está tudo bem. Mas o que é certo é que se nao tomar uns medicamentos de protecao ao estomago (de manhã antes de comer) e um outro durante o dia 15 min antes das refeicoes, nao fico bem. Pode ser neurologico? É que algum á pouco tempo tive o que ter sido uma virose e nao fazia a digestao. vomitava passado horas sem qualquer suco gastrico so a comida ainda a saber a comida.. depois disso nunca mais foi o mesmo..

  28. 31 João Tavares Neto
    24 de dezembro de 2011 às 11:38

    Gostaria de saber o seguinte:
    Ao nos alimentarmos, nosso corpo adquire um aumento de temperatura devido a absorção de energia, chegamos as vezes a suar quando comemos. Se tomarmos um banho frio após esse ato corremos o risco de ter um choque térmico?
    Aguardo uma resposta de alguém, desde já agradeço.

  29. 29 de novembro de 2011 às 06:19

    Muito boa a matéria Drª Dalva, eu até este momento morro de medo de almoçar e tomar banho depois, espero quase 2 horas antes de tomar banho. Hj tmb descobri que tomar leite e chupar manga não faz mal coisa nenhuma….

    visitarei mais vezes seu blog.

    Acessem meu Portal informativo também http://www.cabucu.com
    Criação de sites e blogs http://www.henriquedornas.com

  30. 33 ines
    8 de novembro de 2011 às 18:42

    tenho tido constantes indisposições, parece que a comida nao desceu da garganta, tenho tido vómitos mas nao consigo vomitar. isto tudo tem-me provocado azia e dores de estômago, o que é muito estranho, pois tenho 21 anos e nunca tinha tido nada disto, agora desde á um mês é quase constante. o que fazer?

  31. 34 Mariana
    26 de setembro de 2011 às 14:08

    Olá,gostaria de saber depois de quantas horas posso sofrer de conjestão?
    a conjestão dah na hora que vc praticou exercicio exagero de comida etc,ou depois de horas???

  32. 35 virgínia
    23 de setembro de 2011 às 08:36

    Meu namorado morreu após almoçar no churrasco do casamento do tio dele e pular na piscina logo em seguida, a mãe dele que é enfermeira disse que não foi afogamento mas sim congestão isso é possível?

  33. 37 Claudia
    14 de setembro de 2011 às 02:24

    Nossa adorei os esclarecimentos. Passado com tanta eficiência e clareza. Parabéns! O que me fez procurar por esta matéria foi pq estava passando mto mal…Mas realmente existem mtos mitos que escutamos desde criança e que só pioram as coisas…penso que o psicológico é que piora tdo e achamos que até estamos morrendo rsrs . É bom pra aprendemos a comer com mais moderação e nao sermos tão olhudos…Hihihi

  34. 38 giovannapoke
    29 de maio de 2011 às 19:37

    Valeu ajudou muito no meu trabalho, tirei 10!

  35. 39 Ro
    28 de março de 2011 às 22:07

    como evito a congestão

  36. 40 André Carvalho
    16 de março de 2011 às 08:41

    Olá! Bem explicada a matéria! Gostaria de saber quanto tempo dura uma congestão/indigestão, se há um tempo médio pra duração dos sintomas. Também gostaria de saber se as extremidades frias e uma certa dormência em algumas partes são sintomas de congestão/indigestão, ou que poderia ser.

    É que ontem eu comi um almoço razoável, e senti praticamente todos os sintomas descritos. Fui a uma emergência e o médico me passou um remédio, além de me medicar lá. Porém, hoje já está com quase 24 horas e continuo sentindo extremidades frias e uma leve dormência pelo corpo todo.

    Grato se puder me ajudar,
    André

  37. 41 Vini
    28 de fevereiro de 2011 às 10:28

    Oiie sabe um dia eu tinha terminadoo de jantar e fui para o computador e comessei a passar mall n consegui controlar os movimentos do meu corpo isso pode ser clasificado com indigestão ou conjestão…. Obrigado pelo sit

  38. 42 Perla
    20 de fevereiro de 2011 às 21:46

    gostei muito…vc´s estão de parabéns,matéria muito bem esclarecida.

  39. 43 Patricia
    6 de janeiro de 2011 às 12:52

    ontem depois de comer tive a infeliz ideia de ir andar de eliptica( máquina desportiva)

    depois quando saí comecei a ficar tonta e a pensar que ía desmaiar, pensei que seria tensao baixa e fui comer sal

    depois para que os meus pais nao se assustassem, jantei tudo que tinha no prato, para nao pensarem que eu tava com uma fraqueza ( é frequente em mim)

    Depois entao decidi dizer à minha mae os sintomas e ela concluiu que é congestao, deitei-me e embora tenha demorado para adormecer por estar desconfortavel, la dormi

    Hoje acordei melhor, contudo, ainda doi muito e ainda me sinto meio tonta :o

    Quanto tempo leva a passar a congestao?
    Estou mto preocupada, se alguem souber responder, que me mande um email para abreu799@hotmail.com

    pf, é urgente ! :o

    ah e obrigada pelo artigo !

  40. 44 vera
    3 de janeiro de 2011 às 18:28

    Oláá tenho uma pergunta a fazer se faz favor
    a minha melhor amiga ja a algum tempo que anda mal disposta, com sensação de vomitos mas nunca chega a vomitar e tem tendencia de querer arrotar mas muitas vezes nao consegue ela diz que o arroto nao quer sair, o pior é que ela tem engordado como se tivesse muito inchada
    pessoal a minha amiga esta não esta gravida mas tem uma barriga que nem vos digo ela tem andado a comer mais do que o costume…
    O QUE POSSO DIZER PA ELA FAZER?
    gostaria de que a resposta fosse possível o mais rapido muito obrigada
    ate breve
    gostei do seu blog bjao

  41. 45 Leandra
    18 de dezembro de 2010 às 12:45

    Oláá tenho uma pergunta muito urgente!!!!!!!!

    Tenho um amigo e toda vez que ele come algo ele se sente mal em seguida e precisa sair para tomar um ar,estou preocupada.Oque pode ser isso ? Por favor mande a resposta no meo e-mail o mais rapido possível.
    Muito Obrigada,adorei o seu blog!BjOS!

  42. 46 indigestao guy
    11 de dezembro de 2010 às 10:12

    Esta gente gosta mesmo de pegar numa boa frase (ou palavra) de português e pumba pumba partir-lhe a boca toda!
    Parada cardíaca? Que raio vem a ser isso? Já ouvi falar em parada militar…agora parada cardíaca, hum…não! Ahhhhh paragem cardíaca? Era isso, certo?
    Outra: psina ou pscina? Ena essas foram soberba. Olha chama-se piscina ok?
    Sem duvida que ler alguns destes comentários leva a congestão.

  43. 48 eduardo
    4 de novembro de 2010 às 11:29

    o irmão de uma amiga minha faleceu após almoçar entrar numa represa testemunhas dizem que ele começou a vomitar dentro da agua, e os medicos disseram que a causa da morte foi por congestão, então se voces dizem que não e possivel qual pode ter sido a causa da morte dele? então os medicos estavam mentindo?

  44. 49 marca cristina da silva
    29 de outubro de 2010 às 21:55

    Hoje a tarde meu filho k e autista, comeu macarronada, e foi a psina,mais ou menos um 20 min, apos ter igerido a pscina e raza, esta va com 1500l, eu entrei com ele pois ja estava acostumada a comer e ir p/ a psina ja que nem da p/ nadar, e pequena…depois eu sai vim p/ dentro, derepente me deu vontade de ir ao fundo ve-lo,,,qdo cheguei perto, tive um choque, meu filho estava deitado com os braçao abertos, inchado, imovel, eu ingenua qdo 1 meu filho eprendeu a boias, ja que estasva debaixo dágua,cheguei perguntei : o que vc ta fazendo? puxei ele pelo braço, ele estva duro,gelado,roxa,nao tinha reaçao,foi a cena mais horrivel k ja vi na minha vida, eu nao sabia o que fazer, pensei k ele tinha morrido afogado, puxei ele p/ fora da psina, fiz respiraçao boca a boca, nao msabia se era p/ soprar, ou puxar o ar,coloquei o dedo na garganta dele, enqunato pedia socorro aos berros p/ que os vizinhos me ajudacem,mas ninguem aparecia,eu desesperada,virei ele de costas p/ mim comecei a apertar seu abdomem, k parecia uma bola, mas ele nao soltaou uma gota de aua, eu penssei k ele estava afogando, consegui ligar p/ o bombeiro,depois de uns 15/ a 20 min,,,eles vieram o telefonista quiz saber ate a cor da calcinha k eu estava usando p/ depois mandar uma ambulancia, eu nao consegui falar, levaei ao hosp. o medico oscutou fez mil perguntas, deum plamet,sei la, nem lembro, sei k era p/ cortar o vomito, ate agora nao sei o que houve, se meu filho teve congestao, ou estava afogado,gostaria de ter essa resp… de vcs, pois nem o medico sabe o k ouve, e se sabia nao me disse, estou com a sena ate agora na mente, foi certo meu procedimento? pq ele soltou tantos arrotos, depois? ele estava morrendop? ele nao tinha nem uma reaçao, so teve, qndo eu gritava, chorava, viu meu desesprero e resolveu voltar p/ mim… meu filho e um heroi, e valente, apesar de ser autista, ele tem uma vontade enorme de viver, sou orulhosa de te-lo como filho, se acontecesse algo com ele, eu nao teria motivos p/ viver, nao e atoa, que ele se chama GABRIEL, aguardo resp…obrigada, Marcia.

    ´

  45. 50 val
    29 de outubro de 2010 às 19:19

    o sangue aj o estomago a trabalhar, blz.
    o sangue leva o oxigenio para todo o corpo. Blz
    o sangue leve o oxigenio para o celebro. blz
    o sangue tem muita influencia na visão. blz

    então vejamos bem? se vc come e vai nadar por exemplo “a natação e um exercício que exige muito do corpo, logo do coração e logo do sangue. mas o sangue esta ocupado na digestão. logo faltara oxigenio no celebro. “principal causa do desmaio é entre outros fatores, a falta de oxigênio no celebro”.
    mas espera ai, vc esta nadando, e desmaia? É e morre! assimilarão?

    vc tem problemas de coração, e come muito por ex, e vai jogar uma bolinha, o futebol exercicio que exige muito do corpo, logo do sangue logo do coração, mas espera ai, vc tem problemas de coração, pronto pode ocasionar uma parada do coração.

    vc ja ouviu falar que a falta de oxigênio no celebro causa desmaio, sintoma de desmaio antes de um ocorrido e visão turva, tontura, etc. já pensou se vc comer muito e tiver uma má digestão que seria no caso o mesmo que uma congestão, e esta ocasiona uma falta de oxigênio no celebro mas é bem pequena, e vc esta lendo, e sente tonturas. haha logo vc vai dizer que a tontura seria por comer e esta lendo. mas lembre-se que vc comeu muito.
    e por ai vai, as assimilações.

    Não sei consegui explicar, mas esta ai… leia mais sobre o assunto..

  46. 51 jose luiz horacio
    29 de outubro de 2010 às 17:25

    melancia e vinho pode dar congestao ou indigestao? meu irmao fico ate internado, muita ontura,palidez

  47. 30 de setembro de 2010 às 16:24

    Isso e raro acontecer porque não sabemos quando acontece. pode acontecer quando tomamos banho mesmo que não tenhamos comido nada antes do banho basta haver problemas do aparelho degestivo mesmo que o estomago teja vazio ha mal disposição ja me aconteceu e vomitei agua no estomago logo que tomes banho limpes-te e vistas e vas comer qualquer coisa logo a seguir ao banho o estomago pode nem fazer ja digestão e passado so algumas horas começares a ter os sintomas e muito variavel tudo depende da temperatura sair para rua logo que se acabe de tomar banho. Ja acordei de manha em portugal com a cama cheia de cobertores e levantei-me as temperaturas tavam a 3 graus negativos deu-me uma quebra de tenção para desmaie so devido a alteração da temperatura corporal que tava quente pois tava debaixo Cobertor. Quando isso acontece a primeir coisa a fazer e vomitar pois se evitar de vomitares isso sim leva morte. nunca se pode ficar com alimentação presa no estomago não sei com e ai do brasil mas ca se a pessoa não consegue vomitar ca em portugal força-se nem que se vire a pessoa de pernas para o ar para vomitar. Mas isso e raro acontecer.

  48. 27 de setembro de 2010 às 14:56

    Adorei saber disso,pois,existem pessoas que não sabem disso e dizem que pode até dar um ataque epiléptico,meu pai já teve uma congestão,por ter jogado bola depois que comeu e depois tomou banho,ai ele teve uma congestão estádio de futebol,por isso meu pai tem medo.
    OBRIGADO

  49. 54 nila
    7 de setembro de 2010 às 13:19

    gostei mais gostaria de saber se e possivel ter uma congestao por comer as 22 30. sem comer exageradamente

  50. 55 nila
    7 de setembro de 2010 às 13:15

    eu tive duas congestoes mais nao pratiquei nenhum desporto e nem come exagerado talvez pela hora e possivel ter congestao come as 22 30

  51. 23 de agosto de 2010 às 16:58

    a congestao é perigosa ,
    tive um amigo meu que esteve entarnado por isso ,
    esteve em perigo de vida . mas felizmente esta bem ,
    eu propria muitas vezes tomo benho ao fim de comer e quando demoro mais um pouco
    chego a sentirme mal ate bomito .

  52. 57 Vinicius
    29 de junho de 2010 às 13:31

    Dra. Meu amigo morreu a 2 dias. Comeu depois jogou futebol de campo. É raro?

  53. 58 josue
    13 de junho de 2010 às 01:54

    apos a refeição, fazer sexo causa congestão?

  54. 59 jamorim
    29 de maio de 2010 às 18:30

    Fiquei baralhado com a Dra. pois hoje almoçei mal, e de sobremessa, como estava com fome comi cerejas em exagero cerca de 800g numa taça com água fria, passados minutos fui para a cama,que não é habitual, começaram os desmaios, suores fiquei todo molhado.não conseguia levantar-medurante horas. sou hipertenso,uso pacemaker e quando tinha os meus 10 anos vi merrer um homem de 50 anos à porta de casa vomitando cerejasapós um dia de trabalho.
    para mim, quer desencadeieou não a hipertensão ou outras doenças, o mais certo é que uma congestão pode levar-nos à morte.
    obrigado

  55. 60 Jéssica
    21 de março de 2010 às 18:16

    A congestão pode sim levar a morte e não é tão raro como a Dr diz, trabalho em hospital e já vi vários casos dentro e fora do lá.

  56. 11 de março de 2010 às 19:40

    Adorei.. Esclareceu tudo o que eu queria saber.

    Obrigadão

  57. 62 Tiago
    21 de janeiro de 2010 às 12:00

    ok, isto é uma palhaçada…
    ja tive conhecidos que morreram com congestao..
    a congestao pode levar a morte sim..
    passo a explicar : Quando se faz a digestao , o sangue está um pouco mais concentrado nos orgaos que fazem a digestao.. quando vc vai para agua fria (FRIA.. por isso é que a tomar banho nao se morre porque pouca gente toma banho de agua gelada..) vc pode morrer porque o sangue tem que subir para a superficie da pele para “aquecer” e sai dos orgaos que tao fazendo a digestao, por isso ela pode parar..e se a digestao para e vc nao se vomita por todo o lado o seu coraçao pode parar.

    o mesmo se passa com fazer desporto depois de comer uma grande refeiçao..
    o sangue sai fora dos orgaos q tao a fazer a digestao e vai para os musculos que tao produzindo esforço fisico..e o mesmo se repete..

    nem tudo o que essa Dra. diz é 100% verdade gente!
    só porque é dotora nao quer dizer que sabe tudo! por isso fiquem atentos a nao comam feijoada e vao jogar futebol depois..

  58. 63 eu
    30 de dezembro de 2009 às 10:14

    Comigo nunca tinha acontecido nada do tipo, mas ontem de noite comi , passaram 40 minutos, fiz flexões, td normal, ae comecei a usar um aparelho chamado remo, para ver como é, fiz até a minha exaustão, qse morri de tanto vomitar, sem falar a sensação de tontura qu parece que não vai ter fim nunca hehehe
    Recomendo nao comer antes de fazer exercícios !!!

    • 31 de dezembro de 2009 às 09:32

      Bem, para quem tem pressão baixa como eu, é recomendado que não faça exercício físico sem comer nada. Alimente-se com moderação, ou compre aqueles “shakes” apropriados para esses tipos de exercícios, tem até um que é apropriado para o grupo feminino, que pretende manter e dar energia ao corpo, e ganhar massa muscular se for o caso, mas adequado para o corpo feminino, não para ficar semelhante como um homem… se é que deu para entender. PAZ

  59. 65 Pedro Esteves
    13 de dezembro de 2009 às 18:13

    bom FAQ . agradecido . desde puto sempre tive muitas paragens digestivas, sempre por gula, ontem tive a pior delas todas, pior no sentido que ainda me doí, normalmente vomitava e ficava bem, desta vez vomitei e ainda passei a noite e o dia de hoje, todo à rasca, , só agora comecei a melhorar.

    esta paragem digestiva foi por outro motivo diferente dos aqui apresentados, foi por ter chegado a casa e comido muito, e passado uma hora , e ainda na digestão, fui comer mais ainda …. portanto, comer na digestão também não é aconselhável

    saudações

  60. 66 Cristiane Miranda
    27 de outubro de 2009 às 06:26

    Estou com uma dúvida se oq eu tive domingo foi realmente uma “congestão”, eu almocei e em seguida tomei banho, e logo após o banho comecei a sentir dor de cabeça e enjôo, foi muito rapido, logo comecei a suar frio, senti fortes dores no estômago, sensação de desmaio e fiquei muito mal porque eu não quiz vomitar, achei q logo passaria, mais fikei muito mal suando e com frio e logo veio as nauseas seguidas de vômitos intensos, após eu ter vômitado o que almocei eu melhorei e passou todo o mal estar, mais ficou como alerta que “comer em excesso e tomar banho em seguida não combina” o que tive foi realmente sintomas de congestão???

  61. 67 Daniela Mendonça
    18 de outubro de 2009 às 22:56

    Fernanda Rebello, por enquanto não dá. Tem de ir fazendo como uma NVIDIA até a gente achar um modo de fazer como uma ATI. Abraço!

  62. 69 Feranda Rebeque Rebello
    18 de outubro de 2009 às 13:29

    Gostaria de saber quanto tempo temos que esperar para fazer atívidades físicas como uma ATI.

    Grata…Fernanda Rebeque Rebello

  63. 70 Jozie Lucena
    5 de setembro de 2009 às 08:55

    Já por 2 vezes, tive problemas com alimentação, em 2004 e agora 2009, tudo começa com uma grande dor de cabeça, depois vem os vômitos, depois de tudo vomitado a dor de cabeça passa, mais fica durante dias uma sensação estranha no estomago. Isso é uma congestão, Indigestão?

  64. 10 de agosto de 2009 às 10:00

    A diferença de temperatura não provoca a indigestão ? As enzimas não param de sintetizar ?
    Em que fazes da digestão isso ocorre ?

  65. 10 de agosto de 2009 às 09:56

    A diferença de temperatura não provoca a indigestão ?

  66. 29 de maio de 2009 às 17:32

    Bem TheFly, cada um é cada um… (repetindo a resposta) Eu tomo Alcachofra Composta, e me sinto ótima, fiquei muito melhor. Porém… Procure o seu médico, ele pode esclarecer qualquer dúvida.

  67. 75 TheFly
    25 de maio de 2009 às 05:21

    Tenho gastrite, estou com problemas na digestão, gostaria de saber se existe algo natural para ajudar na digestão, já que o que como no dia tem se acumulado e quase explodo ao final de cada dia???

  68. 76 leonor
    2 de maio de 2009 às 13:11

    Andava à procura de um artigo relacionado com a congestão porque sofri ontem uma com os sintomas acima descritos: indisposição, sensação de “enfartamento, desmaio súbito, hipotermia…Consultei uma urgência hospitalar e após observação regressei a casa. Hoje ainda sinto enjoo de comida. Realmente é difícil saber como melhorar esta situação já que tudo o que se ingere aumenta a indisposição.
    Esta matéria, de facto, explica bem o que se deve ou não, fazer em caso de uma paragem digestiva. Deixou-me tranquila ao saber que não provoca a morte apesar da má disposição ser quase intolerável, daí o desmaio…
    Obrigada, adorei!
    Leonor Andrade

  69. 2 de abril de 2009 às 09:42

    Adorei as dicas mas continuo fazendo exercicio após se alimentar e não acontece nada com meu corpo em relação a digest~so. Isto é normal?

  70. 79 Ricardo Viana
    10 de setembro de 2008 às 08:46

    Gostei da mateteria, muito bem explicada..
    Gastaria de receber, uma matetia sobre ipotermia e quais as fases da ipotermia.
    E tambemdos tipos de parada cardio respiratoria.

    muito obrigado, parabens.


Deixe seu relatório investigativo, ou mande beijo; dê seu palpite, ou bronca. Mas fale sério comigo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Leitores do Blog:

  • 3,241,542 Visitantes

Visitantes Online

visitor stats

Seguir Fastlove:

Siga-me no Facebook

Dona do Blog:

Quem sou eu?
Aspiro com o dia em que não incomodarei as pessoas com minha sinceridade. No dia em que as pessoas não terão medo e nem vergonha de expor sua essência – dizer o que realmente pensam e querem. O fim da hipocrisia, do sujeito oblíquo. Com calma caminho em busca de um futuro melhor, e não espero por coisas fáceis. Sou chata, brega, amiga, leal, fiel, prestativa, distraída, esquecida, impulsiva, falante, extravagante, extrovertida, medrosa, extremamente ansiosa, normalmente curiosa e tolerante, as vezes envergonhada. Mensageira da esperança, da palavra amiga. Admiro quem anda sozinho, mas não consigo. Fico feliz quando vejo um sorriso, quando o sonho se torna realidade mesmo q não seja meu. Satisfeita ao ver um casal de velhinhos em um restaurante, de mãos dadas. Choro quando assisto TV, quando sofro decepção, quando decepciono alguém e por saber que o mal está solto. Mas tranquila e muito feliz por saber que acima de tudo Deus existe, que é Amor, Justo, Fiel, Onipotente e Onipresente. Não tenho a família de meus sonhos, porém tenho força de vontade para criar uma, todos os passos são cuidadosamente analizados e percebo hoje que estou em uma posição muito a frente dos meus sonhos mais simples. Com a Graça de Deus Celestial. E com a certeza que Deus nunca me abandonou! Com a benção Dele, sinto que realizarei e viverei mais que sonhos. Desejo ver meus filhos crescer e que sejam felizes, ter mais filhos e adotar quando possível. Quero uma família grande, unida e repleta de paz e amor. Desejo que as pessoas conheçam a Paz, o Amor e o Poder que somente nosso Deus tem e pode nos dar. Desejo uma casa, no quintal: animais e um pé de jambo. Bem longe do Rio de Janeiro. Mas Deus sabe o que é melhor para mim. Afinal, sou mais que uma vencedora! Fui escolhida em uma corrida de milhões, fui vitoriosa e gerada. Gerei filhos saudáveis e lindos, perfeitos aos olhos de Deus, aos meus olhos... e verdadeiros Presentes Divinos em minha vida.

Calendário do Blog

setembro 2008
D S T Q Q S S
« ago   out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Buscar Arquivos do Blog

Casos Arquivados

Categorias do blog

Member of The Internet Defense League

RSS Frases Pensador


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 158 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: