08
nov
08

Quem Mexeu no Meu Queijo?

Livro “Quem mexeu no meu queijo?” é um grande best-seller que virou animação e está disponível no YouTube, assista aqui:

Quem Mexeu no Meu Queijo?


Anotações importantes:

→ TER QUEIJO ME DEIXA FELIZ!

→ QUANTO MAIS IMPORTANTE É SEU QUEIJO PARA VOCÊ, MENOS VOCÊ DESEJA ABRIR MÃO DELE.

→ O QUE VOCÊ FARIA SE NÃO ESTIVESSE COM MEDO?

→ CHEIRE O QUEIJO COM FREQÜENCIA PARA SABER QUANDO ESTÁ FICANDO VELHO.

→ QUANDO VOCÊ VENCE O MEDO SENTE-SE LIVRE.

→ QUANDO MUDAMOS AQUILO EM QUE ACREDITAMOS, MUDAMOS O QUE FAZEMOS.

QUER VENCER? Mude! Perca o medo das mudanças.

Querendo ou não, você será obrigado a mudar. O simples fato de envelhecer, nos obriga a uma esmagadora variedade de mudanças. É claro que esforçamo-nos a não pensar nisso agora, mas, um dia, se tudo der certo, seremos mais sábios, mais capazes, mais experientes e… com 60 anos nas costas, desempregados. Encare a verdade: todos seremos obrigados a mudar. Então, mude!

“Seja você mesmo. Mas não seja sempre o mesmo.”

Gabriel, O Pensador

“É na mudança que as coisas repousam.”

Heráclito, O grego

Em resumo:

Todos gostaríamos que as coisas se mantivessem tal como estão e evitar, na medida do possível, as mudanças, que costumam ser traumáticas. Infelizmente, as coisas que permanecem sempre inalteradas são poucas e tudo tende a fluir, a mudar. Essas mudanças chegam quando menos se espera. É possível que tenhamos ficado sem trabalho ou que comece a haver dificuldades e que nossos negócios estejam começando a sofrer uma crise. Talvez não tenha nada a ver com a área do trabalho ou dos negócios, e sim com a vida pessoal e familiar. Venham de onde vierem essas mudanças, é preciso saber enfrentá-las e de forma adulta solucionar os problemas da melhor forma possível, e para isso é preciso ter uma boa ferramenta. Pode-se considerar este livro como o instrumento que nos fazia falta para sairmos vitoriosos.

É um livro com uma história bem pequena, podendo ser lido em menos de uma hora, e está escrito de uma forma clara, simples para que qualquer pessoa possa entendê-lo. É dividido em três partes. Na primeira, alguns antigos companheiros do instituto se reúnem e falam sobre as dificuldades que tiveram que passar ao longo dos anos em que não tiveram contato. Um deles resolve contar a história de ?Quem Roubou Meu Queijo??, para que lhes sirva de ajuda, tal como ocorreu com os empregados da empresa em que trabalhavam. A segunda parte é a própria história e termina com um epílogo em que os personagens da primeira parte comentam o conto e como podem aplicá-lo em suas vidas.

A história é contada em forma de fábula de alguns ratos e algumas pessoas encerradas em um labirinto. Essa história não deve ser interpretada literalmente, mas a partir de alguns fatos, algumas atitudes, que nos trazem uma mensagem. E creio que esta é a forma correta, pois chega a transmitir a mensagem, a idéia, de forma clara, a um grande número de pessoas que não estariam dispostas a ler um manual de psicologia. Talvez porisso tenha sido um êxito editorial, pois fala de uma forma simples (e divertida) de perguntas sobre as quais todos nós tivemos que pensar em alguma época. Mas o livro não dá soluções diretas, quer dizer, não te diz precisamente o que fazer. Não te explica como tens que melhorar os problemas da tua empresa, como tens que solucionar os conflitos de casal, etc, mas apenas dá intuição de como deves fazê-lo. Se hás fracassado em algo, ele te diz que não te lamentes pelo que perdeu mas que te movas logo porque estás perdendo muitas novas oportunidades.

O queijo dentro da história é esse algo que desejamos, seja uma boa situação no trabalho, uma casa, uma família, dinheiro, etc. O labirinto simboliza o entorno onde nos movemos. Os distintos personagens da história representam as diferentes atitudes que podemos tomar quando ?o queijo? desapareceu por qualquer motivo que seja. Podemos fazer como os ratinhos, que sem se preocuparem tanto com o motivo do desaparecimento do queijo vão em busca de outro melhor. Podemos tomar a atitude de uma das personagens que, apesar da hesitação inicial, busca outro queijo, enquanto seu companheiro não pára de lamentar-se e não faz nada para mudar a situação, apenas espera que seu queijo reapareça.

Colaboração: NETSABER.

barra111

Livro: Quem Mexeu no Meu Queijo? Para Crianças (Autor: Spencer Johnson)


Spencer Johnson ajudou pessoas em todo o mundo a se adaptarem e superarem mudanças e a vencerem os mais diversos obstáculos.

Agora, o autor apresenta uma nova, divertida, mas não menos eficaz versão de seu grande sucesso, que vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. Ilustrado, QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO? PARA CRIANÇAS mostra para os pequenos que as mudanças podem ser positivas, nos levando para novas oportunidades e descobertas.

barra111

Quem roubou o meu queijo?

Depois do grande best-seller “Quem mexeu no meu queijo ?”, estamos aguardando ansiosos as publicações complementares:
- Esse queijo é meu e ninguém tasca!
- Sentado no queijo com os pés para fora.
- Só se for no queijo dos outros.
- Comigo não tem queijo.
- Tudo menos o meu queijo!
Essa sequencia incrível de livros de auto-ajuda descreve, com impecável cinismo, as mais primitivas relações humanas no trabalho e orientam o profissional moderno a defender seu território no ambiente corporativo.

Também podia ter um título num gênero mais culinário como “Peguei o seu queijo prá foundue”.

É ler para se derreter todo…

4 Responses to “Quem Mexeu no Meu Queijo?”


  1. 1 andre
    1 de abril de 2011 às 21:41

    meu li o livro a 5 meses,dei muita risada e me perguntei,o que eu estou fazendo aqui parado e sonhando. Conclusão,continuo parado e nao sai do lugar kkkkkk, alguem pode me ajudar.

  2. 2 karem lima
    29 de setembro de 2010 às 10:40

    O livro é perfeito em todos os sentidos. Ajuda muitas pessoas em varios sentidos da vida.

  3. 3 Helena
    11 de setembro de 2010 às 20:47

    Adorei a mensagem do livro,descreve perfeitamente todo o tipo de pessoas,quem se adapta ás mudanças,quem pensa que que tem tudo garantido e não se prepara para eventuais mudanças.
    No meu caso já o devia ter lido,ajudava a perceber melhor certos aspectos da minha vida.

  4. 4 Fernanda
    12 de abril de 2009 às 22:44

    Eu li esse livro e achei sensacional ele mudo minha concepção de enxergar a vida..


Deixe seu relatório investigativo, ou mande beijo; dê seu palpite, ou bronca. Mas fale sério comigo!

Leitores do Blog:

  • 2,925,265 Visitantes

Visitantes Online

visitor stats

Seguir Fastlove:

Siga-me no Facebook

Dona do Blog:

Quem sou eu?
Aspiro com o dia em que não incomodarei as pessoas com minha sinceridade. No dia em que as pessoas não terão medo e nem vergonha de expor sua essência – dizer o que realmente pensam e querem. O fim da hipocrisia, do sujeito oblíquo. Com calma caminho em busca de um futuro melhor, e não espero por coisas fáceis. Sou chata, brega, amiga, leal, fiel, prestativa, distraída, esquecida, impulsiva, falante, extravagante, extrovertida, medrosa, extremamente ansiosa, normalmente curiosa e tolerante, as vezes envergonhada. Mensageira da esperança, da palavra amiga. Admiro quem anda sozinho, mas não consigo. Fico feliz quando vejo um sorriso, quando o sonho se torna realidade mesmo q não seja meu. Satisfeita ao ver um casal de velhinhos em um restaurante, de mãos dadas. Choro quando assisto TV, quando sofro decepção, quando decepciono alguém e por saber que o mal está solto. Mas tranquila e muito feliz por saber que acima de tudo Deus existe, que é Amor, Justo, Fiel, Onipotente e Onipresente. Não tenho a família de meus sonhos, porém tenho força de vontade para criar uma, todos os passos são cuidadosamente analizados e percebo hoje que estou em uma posição muito a frente dos meus sonhos mais simples. Com a Graça de Deus Celestial. E com a certeza que Deus nunca me abandonou! Com a benção Dele, sinto que realizarei e viverei mais que sonhos. Desejo ver meus filhos crescer e que sejam felizes, ter mais filhos e adotar quando possível. Quero uma família grande, unida e repleta de paz e amor. Desejo que as pessoas conheçam a Paz, o Amor e o Poder que somente nosso Deus tem e pode nos dar. Desejo uma casa, no quintal: animais e um pé de jambo. Bem longe do Rio de Janeiro. Mas Deus sabe o que é melhor para mim. Afinal, sou mais que uma vencedora! Fui escolhida em uma corrida de milhões, fui vitoriosa e gerada. Gerei filhos saudáveis e lindos, perfeitos aos olhos de Deus, aos meus olhos... e verdadeiros Presentes Divinos em minha vida.

Calendário do Blog

novembro 2008
D S T Q Q S S
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Buscar Arquivos do Blog

Casos Arquivados

Categorias do blog

Member of The Internet Defense League

RSS Frases Pensador


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 144 outros seguidores

