14
mar
08

Curiosidades do Chaves

  • O programa El Chavo del Ocho começou com seu primeiro episódio no dia 20 de junho de 1971.
  • O nome do cão de Dona Clotilde é Satanás, mas na versão original o animal se chama Ferraz. No episódio “A casa da bruxa”, as crianças vêem cachorro Satanás como um gato. Talvez porque imaginam que ele não seja nem um ser vivo e a D. Clotilde pode dar a ele qualquer forma.
  • Quando participou do Chaves a atriz Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha) tinha apenas 20 anos.
  • O nome original do Chaves em espanhol é “El Chavo”, corruptela de “chaval” que significa “o moleque”, em português o nome teve que ser adaptado para “Chaves”. Na série original os moradores da vila sempre chamam o Chaves de “el chavo” e nunca dizem o seu verdadeiro nome.
  • O seriado também foi dublado em italiano, sob o nome “Il Cecco della Botte” (literalmente, “O Chaves do Barril”). O nome das personagens eram: Cecco (Chaves), Chicco (Quico), Signore Bartolomeo (Seu Madruga), Florinda (Dona Florinda), Chiquirita (Chiquinha), Prof. Cacciapalle (Professor Girafales) e La Strega del 71 (Bruxa do 71).
  • O carro de Seu Barriga, que aparece em alguns episódios, é uma Brasília, carro de fabricação brasileira.
  • No episódio “Vamos ao cinema?”, uma das frases mais clássicas do seriado é dita por Chaves: “Seria melhor ter ido ver o filme do Pelé”. O curioso é que, além de não haver sido produzido filme algum sobre a carreira do jogador naquela época(o que só aconteceria em 2004 com o documentário “Pelé Eterno”), no original os moradores da vila haviam ido assistir ao filme “El Chanfle”, filme dirigido por Enrique Segoviano e com Roberto Gómez Bolaños como ator principal, que conta a história fictícia de um jogador de futebol.
  • A Chiquinha já teve duas dubladoras na dublagem Maga. A primeira foi Sandra Mara Azevedo e a segunda foi Cecília Lemes, mas poucas pessoas conseguem distinguir as duas vozes porque elas são muito parecidas.
  • Em 1978 foram rodados os últimos episódios em que Quico aparece. O último episódio que Carlos Villagrán gravou como Quico foi “A escolinha do Professor Girafales”. A saga de Acapulco, gravada em 1977, só foi exibida em 1978. Os episódios de Acapulco foram os últimos episódios exibidos no México, com a presença do Quico. Com a canção “Boa Noite Vizinhança”, tocada no último episódio de Acapulco, Quico se despediu da série.
  • Tangamandápio, o local onde o carteiro Jaminho nasceu, existe de verdade e é uma pequena cidade mexicana localizada no noroeste do estado de Michoacán, México.
  • Seu Madruga, apesar de estar sempre desempregado já desempenhou as mais diferentes profissões, são elas: vendedor de churros, vendedor de balões, entregador de lenha, treinador de futebol americano, fotógrafo, carpinteiro, leiteiro, professor, pintor, sapateiro, barbeiro, mecânico, lutador de boxe, vendedor de artigos usados, empresário artistico, jornaleiro e mestre de obras.
  • No episódio O Ladrão da Vila, todos os moradores pensam que foi o personagem Chaves que roubou seus objetos, mas tinha sido um ladrão (Senhor Furtado) que havia invadido a Vila. Foi uma das cenas mais tristes do seriado.
  • No desenho animado Os Simpsons, existe um personagem chamado Bumblebee man que se fantasia de abelha. De acordo com o criador do desenho, Matt Groening, o personagem é uma homenagem ao Chapolin Colorado.
  • Em 1991, a Editora Globo publicou mais de 56 gibis de Chaves.
  • Na série o ator Roberto Bolaños mostra uma realidade de sua vida, pois ele é fã do ex-jogador de futebol Pelé, o qual seu personagem também é fã.
  • Em um episódio, Seu Madruga faz referência a uma convenção de bruxos na cidade colombiana de Bogotá, perguntando se a Dona Clotilde (a Bruxa do 71) não havia voltado de lá. Esta convenção existiu realmente: foi em 1977. A escritora brasileira Clarice Lispector participou do evento como convidada.
  • A partida de futebol que fez quase todos os personagens (com exceção do Chaves) desmaiarem eletrocutados com a televisão foi México X Alemanha Ocidental, válido pela Copa do Mundo de 1978, na Argentina. A dublagem substituiu “México” por “nossa seleção” na fala em que Chaves respondia quem ia jogar naquele dia (embora se desse a entender que, por “nossa seleção”, Chaves estivesse se referindo à seleção mexicana).
  • Chaves mora no 8. Mora de favor, pois Seu Barriga não cobra aluguel para o menino não morar na rua e nem no barril, porém o nome do programa não tem nada a ver com o apartamento de Chaves que é o 8 e sim por causa que a série se passava no oitavo canal (TELEVISA) no México (embora o fato de o programa ser exibido no canal 8 tenha passado para a própria história da série na forma do número do apartamento de Chaves).
  • O personagem Hector Bonilla é representado por ele mesmo. Hector Bonilla é ator de novelas mexicanas, no seriado ele apareceu na vila e todas as mulheres ficaram assismadas.
  • Carlos Villagrán nasceu em 1944, e Florinda Meza em 1948. Então, isso significaria que o filho (Quico) seria mais velho que a mãe (Dona Florinda), embora isso não importasse para a interpretação dos personagens; mesmo porque, de fato, Florinda Meza aparentava ser mais velha quando interpretava a Dona Florinda, assim como Maria Antonieta de las Nieves sempre aparentou ser mais nova do que o normal devido à sua baixa estatura (para se ter uma idéia, Janet Arceo, que interpretou a Dona Edwiges – “a louca da escada” – em dois episódios, é cerca de três mais nova que Maria Antonieta).
  • Quando soube que havia sido processada por Bolaños, María Antonieta de las Nieves teve um infarto e foi parar no hospital. Felizmente, ela se recuperou bem.
    Anúncios

    1 Response to “Curiosidades do Chaves”


    1. 1 Emerson Rodrigues do Nascimento
      29 de novembro de 2014 às 11:15

      Se o nome do cachorrinho era Ferraz porque dava medo quando a Dona Clotilde o chamava? Foi dito que não foi o filme do Pelé que foram assistir, então quando foi a homenagem pessoal do autor ao Pelé no seriado? Obrigado,…


    Deixe seu relatório investigativo, ou mande beijo; dê seu palpite, ou bronca. Mas fale sério comigo!

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s


    Leitores do Blog:

    • 4,904,608 Visitantes

    Visitantes Online

    visitor stats

    Seguir Fastlove:

    Siga-me no Facebook

    Dona do Blog:

    Quem sou eu?
    Aspiro com o dia em que não incomodarei as pessoas com minha sinceridade. No dia em que as pessoas não terão medo e nem vergonha de expor sua essência – dizer o que realmente pensam e querem. O fim da hipocrisia, do sujeito oblíquo. Com calma caminho em busca de um futuro melhor, e não espero por coisas fáceis. Sou chata, brega, amiga, leal, fiel, prestativa, distraída, esquecida, impulsiva, falante, extravagante, extrovertida, medrosa, extremamente ansiosa, normalmente curiosa e tolerante, as vezes envergonhada. Mensageira da esperança, da palavra amiga. Admiro quem anda sozinho, mas não consigo. Fico feliz quando vejo um sorriso, quando o sonho se torna realidade mesmo q não seja meu. Satisfeita ao ver um casal de velhinhos em um restaurante, de mãos dadas. Choro quando assisto TV, quando sofro decepção, quando decepciono alguém e por saber que o mal está solto. Mas tranquila e muito feliz por saber que acima de tudo Deus existe, que é Amor, Justo, Fiel, Onipotente e Onipresente. Não tenho a família de meus sonhos, porém tenho força de vontade para criar uma, todos os passos são cuidadosamente analizados e percebo hoje que estou em uma posição muito a frente dos meus sonhos mais simples. Com a Graça de Deus Celestial. E com a certeza que Deus nunca me abandonou! Com a benção Dele, sinto que realizarei e viverei mais que sonhos. Desejo ver meus filhos crescer e que sejam felizes, ter mais filhos e adotar quando possível. Quero uma família grande, unida e repleta de paz e amor. Desejo que as pessoas conheçam a Paz, o Amor e o Poder que somente nosso Deus tem e pode nos dar. Desejo uma casa, no quintal: animais e um pé de jambo. Bem longe do Rio de Janeiro. Mas Deus sabe o que é melhor para mim. Afinal, sou mais que uma vencedora! Fui escolhida em uma corrida de milhões, fui vitoriosa e gerada. Gerei filhos saudáveis e lindos, perfeitos aos olhos de Deus, aos meus olhos... e verdadeiros Presentes Divinos em minha vida.

    Calendário do Blog

    março 2008
    D S T Q Q S S
    « fev   abr »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  

    Buscar Arquivos do Blog

    Casos Arquivados

    Categorias do blog

    Member of The Internet Defense League

    RSS Frases Pensador


    %d blogueiros gostam disto: