23
jun
08

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL: Ótimo teste para ajudar no auto-conhecimento e reflexão do futuro

ÓTIMO TESTE VOCACIONAL

Com base na teoria mundialmente aceita do psicólogo americano John H. Holland, que divide as pessoas em seis grupos diferentes de acordo com interesses, traços de personalidade e atividades que gostam de desenvolver, o psicoterapeuta Leo Fraiman elaborou um teste para os vestibulandos. As personalidades são divididas nos tipos realístico, investigativo, artístico, social, empreendedor ou convencional e mostram um caminho para o autoconhecimento e a pesquisa das profissões. Se você está em dúvida, faça o teste. Mas saiba que não existem tipos ideais, melhores ou piores. E ninguém tem um único perfil. Ao concluir o teste, você poderá descobrir um perfil alto em mais de um tipo. Isso significa que, um psicólogo com perfil investigativo, por exemplo, pode se aproximar da pesquisa em sua carreira. Um engenheiro com o mesmo traço poderá atuar na área de planejamento estratégico. Com um perfil social alto, pode ter contato com clientes e, se o perfil for artístico, poderá se destacar no design. Antes de começar o teste, lembre-se que não há respostas certas ou erradas, “meio certas”, melhores ou piores. Dê apenas sua opinião, sincera e honesta. Para responder às perguntas, leia as frases dispostas em grupos. Anote todas as questões e pontue cada uma de zero a três, usando os critérios definidos a seguir: PONTUAÇÃO: 0 = Não tem nada a ver comigo 1 = Tem um pouco a ver 2 = Tem muito a ver comigo 3 = É assim que eu sou! O total é dividido por 30 e multiplicado por 100, o resultado é a porcentagem que identificará o seu perfil.

Descubra o seu perfil: Realístico; Investigativo; Artístico; Social; Empreendedor e Convencional.

◊ I — Sou realístico?

1– Sou bastante autêntico e digo aquilo que penso. 2– Sou introspectivo, penso muito antes de me expor. 3– Questões intelectuais profundas não me interessam. 4– Sou persistente e não desisto até atingir meus objetivos. 5– As pessoas podem contar comigo. Sou bastante estável em minhas ações. 6– Gosto de trabalhar com materiais, com as mãos, objetos e instrumentos. 7– Consigo agüentar por um bom tempo uma atividade física ou intelectual. 8– Dou muito valor para o dinheiro. 9– Sei utilizar instrumentos e aparelhos eletrônicos. 10– Aceito bem as regras, limites, ordens e o contexto no qual vivo. Some o total de pontos deste quadro Total = ___________ Dividido por 30 e Multiplicado por 100 = ________ % (O valor resultante é a porcentagem de identificação com o perfil)

◊ II — Sou investigativo?

1– Gosto de observar, analisar e entender o modo como as coisas, a natureza ou as pessoas funcionam. 2– Não sou muito impulsivo, penso antes de agir. 3– Áreas como matemática ou ciências me atraem. Gosto de estudar um assunto a fundo. 4– Tenho facilidade para aprender. 5– Sou racional para tomar uma decisão ou para decidir o melhor caminho a seguir. 6– Sou muito organizado e detalhista. 7– Sou capaz de dar respostas precisas sobre datas, valores e descrever bem determinada situação do passado. 8– Tenho um grande senso crítico. As coisas sempre podem ser melhoradas. 9– Gosto de tomar minhas próprias decisões, mesmo que seja diferente do pensamento da maioria. 10– Tenho boa habilidade lógica ou matemática. Some o total de pontos deste quadro Total = ___________ Dividido por 30 e Multiplicado por 100 = ________ % (O valor resultante é a porcentagem de identificação com o perfil)

◊ III — Sou artístico?

1– É difícil para mim aceitar regras, limites e algo que me é imposto. 2– Para mim é fácil viver em um ambiente desorganizado e fazer as coisas sem lógica. 3– Sou muito sensível. Uso mais a emoção nas minhas decisões. 4– Sou uma pessoa idealista. Acredito que possamos construir um mundo melhor. 5– Gosto de criar, inventar, idealizar e fantasiar. 6– Gosto de causar impacto, provocando, entretendo, seduzindo, encantando as pessoas. 7– Gosto de descobrir novas possibilidades para as coisas e situações da vida. 8– Muitas vezes não penso muito antes de tomar uma decisão, nem meço as conseqüências. 9– Gosto de me expressar, de representar ou de me mostrar em público. 10– Responsabilizo-me por minhas atitudes e decisões. Some o total de pontos deste quadro Total = ___________ Dividido por 30 e Multiplicado por 100 = ________ % (O valor resultante é a porcentagem de identificação com o perfil)

◊ IV — Sou social?

1– Gosto de liderar, de organizar ou de mobilizar um grupo em torno de uma causa ou ação. 2– Gosto de ajudar e colaborar com os outros. Sou leal e benevolente. 3– Uso a emoção e a sensibilidade para tomar decisões. 4– Em geral sou uma pessoa agradável e fácil de lidar. 5– Sou idealista e quero mais da vida. 6– Questões éticas, de justiça ou bem-estar comum são importantes para mim. 7– Sou responsável. Podem contar comigo porque sempre correspondo ao esperado. 8– Costumo me dedicar a pessoas, ou a causas, “vestindo a camisa” de uma entidade, de um grupo, ou clube que eu acredite. 9– No geral, me relaciono bem com os outros. Tenho facilidade para dialogar. 10– Gosto de ajudar, ensinar, curar, de alguma forma quero ser importante para os outros. Some o total de pontos deste quadro Total = ___________ Dividido por 30 e Multiplicado por 100 = ________ % (O valor resultante é a porcentagem de identificação com o perfil)

◊ V — Sou empreendedor?

1– Sou firme e confiante em minhas decisões e não preciso de palpites. 2– Muitas vezes consigo convencer as pessoas sobre determinado ponto de vista. 3– Sou uma pessoa motivada, otimista. 4– Falo muito. Não desisto facilmente de uma argumentação. 5– Dou muito valor aos bens materiais. Gosto de comprar e às vezes até de demonstrar aos outros minhas conquistas, meus bens materiais, minha sabedoria e meus talentos. 6– Tomo decisões rapidamente. Ajo sem refletir muito. Chego a ser impulsivo. 7– Gosto de estar no meio das pessoas, especialmente para mostrar a elas o modo como penso. 8– Gosto muito de aventuras, de me arriscar e de desafios. 9– Estou sempre procurando novas oportunidades, novos caminhos a seguir. 10– Prefiro ser o dono de um negócio do que trabalhar para alguém. Some o total de pontos deste quadro Total = ___________ Dividido por 30 e Multiplicado por 100 = ________ % (O valor resultante é a porcentagem de identificação com o perfil)

◊ VI — Sou convencional?

1– Aceito bem as regras e o contexto no qual vivo. Gosto de limites claros. 2– Sou introvertido, me resguardo e não me exponho muito. 3– Cuido de minhas coisas e gosto de conservá-las. 4– Sou bem calmo e tenho bom equilíbrio emocional. 5– Prefiro ter um plano de ação, uma rotina definida de trabalho. 6– Sou um tipo de pessoa estável, confiável, adequada à realidade. 7– Respeito a ética, guardo segredos, cumpro com meus combinados. 8– Sou muito organizado e detalhista nas coisas. Eficácia é muito importante para mim. 9– Eu vou até o fim em meus objetivos. Não desisto até atingi-los. 10– Gosto de satisfazer os outros em relação àquilo que me pedem. Some o total de pontos deste quadro Total = ___________ Dividido por 30 e Multiplicado por 100 = ________ % (O valor resultante é a porcentagem de identificação com o perfil)

Confira os 6 perfis:

→ Realístico

Estas pessoas gostam de coisas objetivas e concretas. São tidas como simples, sinceras e práticas. Para elas, o que importa é o reconhecimento objetivo de suas conquistas, tarefas e metas. Em geral, preferem trabalhar com objetos, ferramentas, instrumentos, literalmente, “colocando a mão na massa”, evitando assim trabalhos que envolvam papéis, ou muito contato social.

Investigativo

Estas pessoas gostam de entender o mundo, as pessoas, ou a natureza, seja para prever fenômenos, para controlar, analisar ou mesmo tomar decisões racionais. Para elas, é importante trabalhar com informações, com conhecimentos e com sabedoria. Os outros as vêem como inteligentes e com facilidade para aprender. Geralmente evitam atividades diretamente ligadas a pessoas.

Artístico

As pessoas desse tipo gostam de mudar, inovar e criar. Suas atividades principais estão ligadas à imaginação e à sensibilidade. Seja escrevendo, atuando, criando formas artísticas, ou mesmo por meio do design, essas pessoas se sentem bem expressando-se por meio da arte, em suas diversas formas de manifestação.

Social

Pessoas deste perfil gostam e buscam contato com os outros, seja para ajudar, informar, treinar, desenvolver, curar, esclarecer, servir, ensinar, ouvir ou cuidar. Têm afinidade com a área de humanas. São extrovertidas e não gostam de tarefas mecânicas e impessoais.

Empreendedor

Os empreendedores gostam de dirigir, coordenar e supervisionar as atividades dos outros, seja para alcançar seus próprios objetivos, para atingir metas das empresas onde trabalham, ou ainda para conseguir resultados produtivos e obter lucro com seu trabalho. São ligados em status e poder. Apreciam desafios e liderança e têm boa aceitação para lidar com o risco.

Convencional

Pessoas do tipo convencional gostam de trabalho concreto, bem organizado, rotineiro e com regras claras. Não gostam muito de atividades desestruturadas. Preferem ocupações e papéis em que possam gerar ou manter a ordem, os padrões e os sistemas. Para elas o que importa é alcançar objetivos materiais ou financeiros e obter prestígio social.

MEU RESULTADO FOI O SEGUINTE:

Realístico — 46,66%

Investigativo — 50%

Artístico — 70%

Social — 90%

Empreendedor — 43,33%

Convencional — 70%

6 Responses to “ORIENTAÇÃO VOCACIONAL: Ótimo teste para ajudar no auto-conhecimento e reflexão do futuro”


  1. 1 Marcos Roberto
    5 de julho de 2016 às 15:28

    Gente Muitoo Bom esse teste adorei me ajudou muito.
    Meu Resultado olhem, ><

    Realístico = 56%
    Investigativo = 40%
    Artístico = 36%
    Social = 23%
    Convencional = 60%
    Empreendedor = 36%

  2. 3 ewerly emmanuelle
    6 de março de 2015 às 04:40

    Amei, um dos melhores testes q já fiz, se nao foi o melhor! Grata por divulgar ele.

  3. 4 jurg
    8 de junho de 2011 às 15:54

    eu gostei meu resultado foi: realistico:50% investigativo:66,6% artistico:36¨% social:50% empreededor:50% convencional:43%

  4. 5 Naldo
    8 de novembro de 2010 às 14:02

    Gostei, é bom pras pessoas se autoconhecerem melhor e avaliarem bem o rumo que darão às suas vidas.
    O meu resultado foi esse:

    realístico = 66,6 %
    investigativo = 93,3 %
    artístico = 33,3 %
    social = 50 %
    empreendedor = 23,3 %
    convencional = 76,6

    Realmente eu tenho um perfil mais investigativo.

    Obrigado por disponibilizar o teste.

  5. 28 de outubro de 2008 às 14:11

    maravilhosa a ideia,achei super bacana….estava procurando algo assim,sou empresario no meio artistico,estava pequisando uma forma de botar minha empresa pra andar….meu site esta em manutenção…valeu grade abraço


Deixe seu relatório investigativo, ou mande beijo; dê seu palpite, ou bronca. Mas fale sério comigo!

Leitores do Blog:

  • 4,964,474 Visitantes

Visitantes Online

visitor stats

Seguir Fastlove:

Siga-me no Facebook

Dona do Blog:

Quem sou eu?
Aspiro com o dia em que não incomodarei as pessoas com minha sinceridade. No dia em que as pessoas não terão medo e nem vergonha de expor sua essência – dizer o que realmente pensam e querem. O fim da hipocrisia, do sujeito oblíquo. Com calma caminho em busca de um futuro melhor, e não espero por coisas fáceis. Sou chata, brega, amiga, leal, fiel, prestativa, distraída, esquecida, impulsiva, falante, extravagante, extrovertida, medrosa, extremamente ansiosa, normalmente curiosa e tolerante, as vezes envergonhada. Mensageira da esperança, da palavra amiga. Admiro quem anda sozinho, mas não consigo. Fico feliz quando vejo um sorriso, quando o sonho se torna realidade mesmo q não seja meu. Satisfeita ao ver um casal de velhinhos em um restaurante, de mãos dadas. Choro quando assisto TV, quando sofro decepção, quando decepciono alguém e por saber que o mal está solto. Mas tranquila e muito feliz por saber que acima de tudo Deus existe, que é Amor, Justo, Fiel, Onipotente e Onipresente. Não tenho a família de meus sonhos, porém tenho força de vontade para criar uma, todos os passos são cuidadosamente analizados e percebo hoje que estou em uma posição muito a frente dos meus sonhos mais simples. Com a Graça de Deus Celestial. E com a certeza que Deus nunca me abandonou! Com a benção Dele, sinto que realizarei e viverei mais que sonhos. Desejo ver meus filhos crescer e que sejam felizes, ter mais filhos e adotar quando possível. Quero uma família grande, unida e repleta de paz e amor. Desejo que as pessoas conheçam a Paz, o Amor e o Poder que somente nosso Deus tem e pode nos dar. Desejo uma casa, no quintal: animais e um pé de jambo. Bem longe do Rio de Janeiro. Mas Deus sabe o que é melhor para mim. Afinal, sou mais que uma vencedora! Fui escolhida em uma corrida de milhões, fui vitoriosa e gerada. Gerei filhos saudáveis e lindos, perfeitos aos olhos de Deus, aos meus olhos... e verdadeiros Presentes Divinos em minha vida.

Twitter

Calendário do Blog

junho 2008
D S T Q Q S S
« maio   jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Buscar Arquivos do Blog

Casos Arquivados

Categorias do blog

Member of The Internet Defense League

RSS Frases Pensador


