21
fev
09

10 erros que fazem seu currículo ir parar no lixo

É evidente que não existe uma receita de bolo para fazer com que seu currículo seja aceito numa empresa, mas existem algumas erros que precisam ser observados para evitar que ele vá parar no lixo.


1 – Muito cuidado com os erros de ortografia e digitação

Independente do cargo almejado, o cuidado com as regras básicas do idioma, acentuação e concordância deve ser seguido. Em alguns processos seletivos, o candidato pode ser eliminado antes mesmo de ter a oportunidade de justificar o erro, ou até mesmo, de ser entrevistado. Os especialistas recomendam revisar todo o documento antes de enviá-lo. Uma boa dica, é consultar o iG Educação, que já tem disponível todas as mudanças nas regras da Língua Portuguesa.

Caso você não domine o idioma, melhor não arriscar e pedir ajuda a alguém com mais conhecimento. As mesmas regras valem para quem está fazendo um currículo em outro idioma. Nada de dar um “control+c” no Tradutor do Google e colar diretamente no currículo.

2 – Mentira tem pernas curtas

Nada de inventar “mentirinhas”. Além de ser antiético, pode deixar você em uma situação bastante desconfortável, caso o entrevistador peça para que você faça um teste prático. Além disso, mesmo que você consiga o emprego, mais cedo ou mais tarde você será desafiado a cumprir o que está no currículo, e aí não vai haver justificativa. O ideal é descrever com exatidão seus pontos fortes, sem porém, “exagerar nas tintas”.

3 – O currículo não é o livro da sua vida

Segundo os especialistas, dois minutos é o tempo máximo que você tem para se apresentar ao selecionador. Portanto, esqueça os currículos com várias páginas e cheio de informações, mesmo que você tenha experiência e comprove tudo o que escreveu. O ideal é ter, no máximo, duas folhas e somente citar informações relevantes ao cargo que você deseja. Portanto, se você fez um curso de pesca submarina, não precisa dizer isso se estiver em busca de uma vaga de atendente. Lembre-se, o importante é qualidade, e não quantidade.

4 – Nem tanto, nem tão pouco

Não precisa economizar quando precisar fornecer as informações necessárias para que o selecionador o conheça melhor. Informações como: datas de formação, entrada e saída das empresas anteriores, período de cursos, locais de formação e descrição de atividades desempenhadas, são absolutamente importantes no processo de seleção. Dá para ser objetivo, sem ser superficial.

5 – Cuidado com o objetivo

Antes de tudo, você precisa apontar seus objetivos profissionais. Segundo os especialistas, é pelo objetivo que os selecionadores costumam iniciar a leitura de um currículo. É também através dele, que eles definem se continuam lendo, ou joga no lixo. Portanto, esse ponto é muito importante. Procure ser claro e convincente. Afinal de contas, é preciso saber realmente o que você quer. Apontar objetivos distintos pode demonstrar imaturidade e falta de foco.

6 – Documentos pessoais são desnecessários

Lembra daqueles currículos que eram vendidos nas bancas de revista, que vinham com vários espaços em branco onde você precisava preencher até o número do CPF, RG, carteira de reservista? Esqueça! Este tipo de informação é absolutamente irrelevante no processo de seleção. Outra informação que deve ser evitada é a pretensão salarial. Na realidade, por ser um assunto confidencial, ela só deve ser usada caso a empresa exija.

7 – Esqueça as fotos

As empresas são legalmente proibidas de solicitar fotos. Trata-se de um ato discriminatório, porque o que está em avaliação é sua competência profissional e não a aparência. No entanto, se você está disposto a colocar sua foto, uma dose de bom senso vai bem. Tente usar fotos mais formais e que não comprometam sua entrevista.

8 – Cuidado com a estética

Enfeitar o currículo é uma faca de dois gumes. O ideal é avaliar o perfil da empresa que você está tentando uma oportunidade e montar seu currículo de acordo com ele. Os especialistas lembram que o formato tradicional, com folhas brancas e letras tradicionais, como Times New Roman e Arial é o mais garantido. Entretanto, se a organização permite que você utilize um formato, digamos, mais moderninho isso pode diferenciar você no processo de seleção. Cuidado e bom senso é fundamental.

9 – Um currículo para cada empresa

Os especialistas afirmam que um currículo com texto adequado ao perfil da empresa chamam mais atenção dos selecionadores. Procure aprender um pouco mais sobre a atividade da empresa e monte um currículo ressaltando suas características profissionais, relacionando com o perfil da empresa, mas nada de inventar.

10 – Esqueça os documentos anexos

Anexar seus certificados e diplomas não atestam, pelo menos nesse momento, sua capacidade profissional. Deixe-os guardados em casa, para utilizá-los quando forem solicitado. Os especialistas também afirmam que não é necessário assinar o currículo.

FONTE: TutoMania.

Anúncios

1 Response to “10 erros que fazem seu currículo ir parar no lixo”



Deixe seu relatório investigativo, ou mande beijo; dê seu palpite, ou bronca. Mas fale sério comigo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Leitores do Blog:

  • 4,859,073 Visitantes

Visitantes Online

visitor stats

Seguir Fastlove:

Siga-me no Facebook

Dona do Blog:

Quem sou eu?
Aspiro com o dia em que não incomodarei as pessoas com minha sinceridade. No dia em que as pessoas não terão medo e nem vergonha de expor sua essência – dizer o que realmente pensam e querem. O fim da hipocrisia, do sujeito oblíquo. Com calma caminho em busca de um futuro melhor, e não espero por coisas fáceis. Sou chata, brega, amiga, leal, fiel, prestativa, distraída, esquecida, impulsiva, falante, extravagante, extrovertida, medrosa, extremamente ansiosa, normalmente curiosa e tolerante, as vezes envergonhada. Mensageira da esperança, da palavra amiga. Admiro quem anda sozinho, mas não consigo. Fico feliz quando vejo um sorriso, quando o sonho se torna realidade mesmo q não seja meu. Satisfeita ao ver um casal de velhinhos em um restaurante, de mãos dadas. Choro quando assisto TV, quando sofro decepção, quando decepciono alguém e por saber que o mal está solto. Mas tranquila e muito feliz por saber que acima de tudo Deus existe, que é Amor, Justo, Fiel, Onipotente e Onipresente. Não tenho a família de meus sonhos, porém tenho força de vontade para criar uma, todos os passos são cuidadosamente analizados e percebo hoje que estou em uma posição muito a frente dos meus sonhos mais simples. Com a Graça de Deus Celestial. E com a certeza que Deus nunca me abandonou! Com a benção Dele, sinto que realizarei e viverei mais que sonhos. Desejo ver meus filhos crescer e que sejam felizes, ter mais filhos e adotar quando possível. Quero uma família grande, unida e repleta de paz e amor. Desejo que as pessoas conheçam a Paz, o Amor e o Poder que somente nosso Deus tem e pode nos dar. Desejo uma casa, no quintal: animais e um pé de jambo. Bem longe do Rio de Janeiro. Mas Deus sabe o que é melhor para mim. Afinal, sou mais que uma vencedora! Fui escolhida em uma corrida de milhões, fui vitoriosa e gerada. Gerei filhos saudáveis e lindos, perfeitos aos olhos de Deus, aos meus olhos... e verdadeiros Presentes Divinos em minha vida.

Calendário do Blog

fevereiro 2009
D S T Q Q S S
« jan   mar »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Buscar Arquivos do Blog

Casos Arquivados

Categorias do blog

Member of The Internet Defense League

RSS Frases Pensador


%d blogueiros gostam disto: